Existem cuidados específicos? Quais são as plantas ideais? Veja aqui.
Um vaso de flor é capaz de encher a casa de vida! heart Todo mundo adora as plantinhas, seja para decorar ou para ter um contato mais próximo com a natureza. Mas, se você ainda não teve sucesso cuidando delas, confira só essas dicas simples que te ensinarão a fazer suas plantas durarem mais.
Pronto para começar? Vamos lá!
O primeiro passo é analisar o seu espaço. Preste atenção nas características da sua casa: ela é úmida? Conta com pouca ou muita incidência de luz solar? Tem várias janelas? Fica em uma região quente ou fria? Todas essas características precisam ser levadas em conta antes de adquirir uma plantinha para morar na sua casa.
Minha varanda com Meu Móvel de Madeira!
Qual é a planta ideal para minha casa?
Com todas essas observações em mãos, é hora de encontrar as plantas ideais para o seu cantinho. Entretanto, cada espécie tem sua particularidade e você certamente encontrará aquela que irá se desenvolver perfeitamente nas condições do seu apê.
Tem dica aqui! Plantas para mães de primeira viagem.
Cuide das regas!
Elas são indispensáveis para que as verdinhas cresçam fortes e saudáveis, mas se feitas em excesso podem acabar matando sua planta.
- Regue conforme for a necessidade de cada espécie, reduzindo a quantidade caso elas demandem menos água. A regra geral é: antes de regar, colocar o dedo na terra e verifique o estado dela. Se estiver seca, regue; se estiver úmida, evite colocar mais água.
- Não deixe o pratinho com água acumulada esvaziando-o totalmente depois de 30 minutos da rega. A drenagem é extremamente importante para as plantas, por isso a necessidade de colocar bolinhas de argila expandida ou pedriscos no fundo do cachepô. Os furos embaixo dos vasos escoam a água e impedem com que ela fique em contato direto com a raiz da planta, prevenindo o apodrecimento da raiz.
- Deixe-as em local iluminado. Por mais que não haja incidência direta da luz solar, é bacana deixar as plantas próximas às janelas para que recebam uma porção diária de luz natural. Novamente aqui é importante conhecer a necessidade de cada planta para saber se ela é de meia sombra, de sol ou de sombra – isso servirá como um norte para você escolher a forma certa de cuidar de cada uma. Do mesmo modo, se achar necessário, faça um pequeno guia com as necessidades particulares delas para não esquecer.
Vai viajar e não sabe como manter suas plantas bonitas e saudáveis quando voltar? A Flávia dá a dica valiosa abaixo, espia só:
Por fim, tem alguma outra dica boa para cuidar das plantas na manga? Compartilhe!
Atualização do post publicado em 6 de jul de 2015.
2 Comentários
Pingback: Horta vertical: o que plantar? -
Pingback: 5 plantas fáceis de cuidar para ter em casa -