Minha casa, Minha cara

Anota aí estas 5 dicas para não errar na hora de montar a sua casa na árvore. ;)

Ter uma casa na árvore certamente já foi o sonho de muitas crianças e até adultos, mas construí-las exige um bom planejamento, pois a segurança vem sempre em primeiro lugar! Então se você pensa em ter sua própria, veja algumas coisas que você precisa considerar antes de tê-la:

1 Autorização para fazer a sua casa na árvore

É sempre bom verificar se é necessário alguma autorização para a execução, seja na prefeitura local, no seu condomínio ou até mesmo comunicar os seus vizinhos, que podem se incomodar caso tire um pouco a privacidade deles, principalmente se for uma casa funcional!

Casa na árvore.

2 Escolha da árvore:

Não é qualquer árvore que pode e aguenta receber a estrutura de uma casa. Então é preciso checar qual é o porte da árvore, se ela está saudável, se ela já atingiu o limite do seu crescimento, suas raízes…Tudo isso importa, afinal ela será a base da estrutura.

Casa na árvore.

3 Casa recreativa ou funcional?

Casa na árvore.

Depois de selecionar uma boa base, é preciso pensar na função. A casa pode ser mais recreativa, para as crianças brincarem durante o dia ou ser uma casa funcional, com banheiro, cozinha, quarto… Se a casa na árvore for funcional, a estrutura e o planejamento serão muito mais complexos. 

Casa na árvore.

4 Estrutura:

Casa na árvore.

Existem diversas formas de se estruturar uma casa na árvore. Desde mãos francesas até cabos de aço e pilares externos, para aliviar a sobrecarga no tronco da árvore. Nessa matéria do archdaily há algumas explicações e tipos de estruturas para essas casas.

Casa na árvore.

5 Decoração da casa na árvore

A estrutura na maioria da vezes é feita de madeira. Então como tem muita madeira aparente, é legal utilizar uma decoração mais rústica ou escandinava, onde os materiais naturais são protagonistas na decoração. Mas nada impede de criar outros estilos de decoração, o importante é que seja um local em que você se sinta bem e relaxada.  

Casa na árvore.

Além disso, você pode utilizar móveis planejados para ocupar bem cada cantinho e até criar espaços flexíveis com móveis que se adaptam com a necessidade, como por exemplo essa escada que também vira uma mesinha

Casa na árvore.

Pode criar uma super deck, para aproveitar ao máximo a área externa!

Casa na árvore.

Ou quem sabe um mezanino para otimizar a altura do espaço interno.

Casa na árvore.

O estilo nórdico/escandinavo combina muito bem com uma casa na árvore, abuse do branco, das madeiras, das plantas e da iluminação natural que não tem erro!

Casa na árvore.

E se inspirar em tiny houses (casas minúsculas) também é uma boa ideia para conseguir aproveitar muito bem os espaços da sua casa na árvore.

Casa na árvore.

Casa na árvore.


Veja também: “Decore a parede do quarto das crianças!”


Seguindo esses passos sua casa na árvore será um sucesso! Mas se mesmo assim achar que é muito trabalhoso, existem muitas casas na árvore hoje em dia, como airbnb, onde você pode se hospedar por alguns dias, relaxar e ter a experiência de passar um dia numa casa na árvore! Espero que tenham gostado dessa matéria e se ficou alguma dúvida é só deixar nos comentários! 

Fotos: Reprodução / Pinterest

Sobre mim: Oi, meu nome é Débora Yukari, do blog Reformar sem quebrar, muito prazer! Criei o blog no final de 2018 com o intuito de ajudar as pessoas a melhorarem seus espaços com reformas simples. Também te ajudo a transformar o seu espaço com ideias criativas e que cabem no seu orçamento. A ideia é fugir da burocracia e do quebra-quebra de uma reforma convencional. Então por fim vamos reformar sem quebrar?

Ficou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários, que nós te ajudamos 🙂