Minha casa, Minha cara

Decoração funcional, otimização do espaço e os segredos de casas compactas com até 40 m²

Karla Araújo

Por: Karla Araújo

O conceito de viver com menos espaço em uma casa compacta tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo – às vezes por escolha do futuro morador, às vezes por questão de adaptação à estrutura urbana da cidade (como é o caso de pequenos apartamentos em países orientais) ou até mesmo por ser algo mais condizente com o público-alvo pensado, como em Nova York ou na capital paulista.

Para os adeptos do minimalismo, uma casa compacta atende bem a expectativa de viver mais com menos. Para os demais, um verdadeiro desafio na hora de aliar praticidade a tudo que esperam ter dentro de casa. Mas exemplos de decoração funcional já estão por toda a internet, auxiliando quem deseja ter uma casa impressionante apesar da limitação de espaço.

Dentro deste conceito de microcasas, casas compactas e microapartamentos, podemos achar imóveis de 15 m² a 40 m² que, apesar do pouco espaço, conseguem atender a todas as necessidades do morador.

Além de exemplos de decoração, não faltam exemplos de casas e apartamentos compactos, cada um com uma disposição espacial diferente. É o caso da House on Wheels, de 20 m², desenvolvida pela Echo Living. Construída para ser autossuficiente em termos de energia, é também arejada e minimalista. 

House on Wheels, de 20m², desenvolvida pela Echo Living | Via: Echo Living

Já o projeto Pod Idladla possui 17 m² e conta até mesmo com mezanino e deck. Recheada de piso e móveis de madeira e com uma distribuição inteligente dos espaços, esta casa compacta surpreende por somar elegância a bem-estar em poucos metros quadrados.

A Pod Idladla 17 m² | Via: Pod Idladla

A Pod Idladla 17 m² | Via: Pod Idladla

Chegando na América Latina, temos um exemplo de projeto que possui até terraço e é feito dentro de um container. A proposta da empresa Cúbica apresenta materiais que realmente proporcionam as sensações de conforto e aconchego. 

Casa Container – Casa Cúbica | Via: Oficial do Container

Casa Container – Casa Cúbica | Via: Oficial do Container

São Paulo foi além, com a criação de um apartamento de 10 m².

Já em Londres, Renzo Piano, renomado arquiteto italiano, criou uma casa de 20 m², cuja ideia é que o padrão seja replicado para vários espaços – apenas com o suficiente para viver, enquanto demais atividades sejam feitas ao ar livre ou em outro lugar. O principal objetivo aqui é que as pessoas passem mais tempo fora de casa.

Se tendências de arquitetura (como esta) são um tema de seu interesse, venha ver as formas de habitar dos millennials.

E a decoração de uma casa compacta?

Independentemente de quanto tempo a pessoa venha a passar dentro desses espaços compactos, estes precisam ser capazes de suprir pelo menos o básico que uma casa oferece. Boa parte deles já é feita de modo que o arranjo de muitas coisas na parte interior proporcione agilidade nas ações e praticidade no cotidiano.

No entanto, deixar a casa com um pouquinho mais a cara de quem vai morar por ali exige certa prudência na hora de trazer os objetos – coisa demais poderá dar a impressão de que está tudo entulhado, obstruído e que nem o ar passa direito por ali.

House on Wheels, de 20 m², desenvolvida pela Echo Living | Via: Echo Living

Praticamente todos os ambientes são integrados, e pequenos detalhes fazem a diferença para mostrar o que cada espaço ali dentro representa.

É preciso saber primeiro que linha seguir antes de pensar em um projeto de decoração:

  • O que é mais importante dentro da casa?
  • O que tem de estar exposto de forma constante e o que pode ser retrátil?
  • O que eu realmente quero levar para esse espaço menor?

Perguntas como estas são essenciais para pensar na decoração de uma casa compacta.

Já viu estas dicas de como decorar Kitnet?

Ah, e mais um ponto quando falamos destes espaços compactos! Quando comparadas a um apartamento, as casas compactas oferecem um bônus: elas podem ser construídas de forma que possam ser levadas para qualquer lugar, a qualquer hora.

 

 

Sobre a autora

Arquiteta, urbanista e designer de interiores. Seja pelo mundo online ou pelo físico, sempre me atento para que meus projetos sejam confortáveis, práticos e autênticos, fazendo com que cada projeto atenda as necessidades do cliente. Como posso fazer os meus trabalhos em qualquer lugar do mundo, utilizo minhas viagens para conhecer as várias culturas e trazer inspirações dos 4 cantos do mundo.

Siga a Karla: Facebook | Instagram | Blog

Deixe seu comentário ;)