O rodapé é apenas um detalhe na decoração, mas é decisivo na hora de dar acabamento e deixar uma composição completa e bonita por inteiro. E é exatamente por passar muitas vezes despercebido que ele acaba gerando uma série de dúvidas em quem está montando a primeira casa: como escolher o modelo de rodapé ideal? Qual tamanho ele deve ter? Ele precisa combinar com o quê?
Não existe um modelo ideal de rodapé: fabricados em diferentes tamanhos e materiais, eles são feitos de acordo com o gosto do freguês. O que existem são as diferentes maneiras de usá-lo, com mais ou menos ousadia. Tem quem prefira apostar no básico para não errar, preferindo rodapés da mesma cor e material do piso, e tem quem prefira deixá-lo em destaque.
Apostar em um rodapé da cor da soleira e das portas também é uma forma segura de fazer a escolha. Mas se você preferir algo diferente, vale investir em um modelo de tom contrastante com a parede para dar destaque. Os rodapés em MDF brancos são bastante usados em paredes escuras, por exemplo.
O tamanho varia muito, mas o modelo de rodapé mais usado hoje é o de 15 cm, maior que o de 7 cm usado antigamente. Para quem tem a sorte de morar em casas espaçosas com pé direito alto, dá para pensar em escolher rodapés maiores, de destaque. Ambientes pequenos podem receber rodapés grandes contanto que sejam da mesma cor da parede, para não dar sensação de achatamento.
Em relação aos materiais, vale a pena prestar atenção no uso de cada ambiente. Em áreas molhadas, rodapés de MDF não são indicados, pois estufam com o tempo. Nestes casos, a melhor opção é o modelo de PVC ou os rodapés feitos de pedra, como o mármore e o granito, fáceis de limpar, práticos e com alta durabilidade.
Os de MDF ficam incríveis em ambientes como os quartos e a sala de estar, pois conferem muito aconchego aos espaços. Apesar de muitos designers e arquitetos apostarem em um único material para todos os rodapés da casa, você pode fazer da maneira que achar melhor – sem medo do resultado ficar feio.
Como é o rodapé aí da sua casa?
Fonte das imagens: Pinterest