Minha casa, Minha cara

Poucas coisas deixam um cantinho mais aconchegante do que uma parede de tijolinho a vista. Disponível na arquitetura de tantas formas e acabamentos, ela encanta pela riqueza de detalhes: o tijolo da cor natural – ou mesmo pintado – conta com uma textura completamente única, capaz de deixar lares rústicos ou contemporâneos mais bonitos e acolhedores.

(Via)

Você pode ter uma parede com tijolos aparentes na sua casa de duas formas: removendo o reboco de uma parede já pronta ou revestindo sua parede original com tijolos.

O tijolo maciço, muito utilizado em construções antigas, é o tijolo que vemos embelezando ambientes de diferentes estilos por aí. Por isso aqui vai uma dica valiosa para quem deseja fazer a primeira opção acima: antes de remover todo o reboco da sua parede, remova somente um pedaço para se certificar de que o tijolo que está embaixo é maciço e está em bom estado. Tijolos convencionais (aqueles furadinhos!), blocos de concreto e blocos de cerâmica não ficam legais aparentes.


(Via)

Se for reformar algum cantinho revestindo sua parede de tijolos, decore-a do jeitinho que você sempre sonhou optando por diferentes tipos de tijolo e de junta. Existem três tipos para você escolher: a junta cheia, a frisada e a seca. Na cheia, a massa é nivelada na superfície dos tijolos; na frisada a quantidade de massa é menor, criando uma diferença de profundidade do rejunte em relação ao tijolo; na seca os tijolos são apoiados diretamente um sobre o outro, recebendo argamassa somente na parte de trás.

Qual é o seu preferido?

(Via)

(Via)

(Via)

Os acabamentos também variam muito. Você pode escolher por um acabamento natural, onde a rusticidade do tijolo vai ser completamente preservada, ou escolher uma pintura com cal ou tinta. Pintar a parede de tijolos aparentes é a saída perfeita para quem busca por resultados mais delicados e modernos.

(Via)

E o que fazer para manter sua nova parede sempre bonita e fácil de limpar? Vernizes, silicone e resinas são usados para proteger os tijolos, impedindo com que os pozinhos sujem seu ambiente e conservando o material longe da umidade. Pesquise bastante e escolha algum acabamento que não interfira na cor da sua parede e, na dúvida, faça testes para verificar como fica o resultado.


(Via)

Você tem alguma experiência com tijolo aparente? Se sim, conta suas dicas aí pra gente! smile

15 Comentários

  1. Olá, Denise, tudo bemmm? Depende muito da decoração do local. Indicamos que você converse com um especialista para compreender como conter a infiltração para depois estudar se, esteticamente, a parede de tijolo a vista ficaria bonita ;)

  2. Denise Iamarino em

    Boa tarde. Em minha casa tem uma escada em que a parede está com infiltração, e o reboco está saindo. Eu poderia deixar essa parede com o tijolo a vista? Ficaria bonito?

  3. Pingback: O Guia Completo dos Tijolos Aparentes: descubra como construir, limpar e conservar - bim.bon

  4. Pingback: Parede de tijolinhos aparentes - Casinha Arrumada

  5. Acredito que sim, Sandra! Mas o mais garantido é chamar algum pedreiro, arquiteto ou engenheiro para dar uma opinião de especialista. Assim você tem segurança para saber se dá certo ou não!
    Um abraço e obrigada pelo comentário!

  6. Ola,
    Tenho uma parede com pe direito duplo que foi construida com tijolinhos. Gostaria de remover o reboco e deixar aparente , mas percebi que o reboco esta bemmm duro, sera que mesmo assim é possível fazer o serviço de remoção?

  7. Agradeço as dicas e comento também minha opção pelo tijolo a vista, pois além de bonito, acolhedor e harmonioso, se for bem colocado, ainda reduz custos de acabamento. Fizemos várias paredes, internas e externas assim, algumas com função dupla e, somente uma boa impermeabilização com resina siliconada tem garantido sua bonita aparência e excelente isolamento há mais de dez anos. Além da questão estética, percebemos em nossa casa, que os ambientes com essas paredes ficam com temperaturas mais agradáveis em relação às mudanças de estação, principalmente no verão!

  8. Tenho uma parede da sala da minha casa revestida com eles. São muito antigos, ficaram lindos! A parede é minha menina dos olhos. E legal que pude usar os dois lados da parede, em um lado fica a sala e no outro o quarto de casal. Também construímos um quiosque campeiro, com pia, churrasqueira e fogão de chapa com tijolos de demolição. Também ficou lindo! A casa ganha um ar rústico com moderno, além de ficar super diferente! Adoro tijolos aparentes e recomendo!

  9. Além de usar a própria parede, para quem não tem esta opção, poderia-se usar ainda revestimentos cerâmicos ou papel de parede.

  10. Não gosto muito da junta seca. Acho as outras duas formas mais bonitas.
    E tem também as versões em porcelanato e revestimento cimentício, que imitam os tijolinhos superbem, apesar de não terem a mesma textura. Mesmo assim, acho que vale a pena conferir!