Minha casa, Minha cara
QueiMMMa Meu Móvel de Madeira

Muita gente tem vontade de reformar um móvel de madeira antigo, mas não sabe por onde começar. Nós já ensinamos aqui algumas formas de repaginar algum item, seja com tinta, tecido ou contact. Mas para facilitar, resolvemos fazer um apanhado com a lista de materiais necessários para um “antes e depois”. Vamos lá?

Lixa

Garanta uma lixa para madeira: ela é essencial para remover imperfeições e deixar a superfície do móvel mais homogênea. Além disso, ela remove o verniz do móvel para que ele possa receber uma nova cor. Uma lixa 60 é suficiente para usar em todo o processo.

Massa

A massa para madeira é indispensável para reparar furos, marcas de batidas ou outras imperfeições. Aplique com a ajuda de uma espátula, espere secar para depois lixar novamente e ganhar uma superfície uniforme.

Trincha ou rolinho

Para quem prefere usar pincel ao invés da tinta spray, é ideal garantir um rolinho para as partes sem detalhes e uma trincha para as demais.

Primer

Garanta um primer para madeira para preparar seu móvel para o passo final, que é receber a tinta. Além de uniformizar a cor e garantir que sua reforma seja mais duradoura, o primer reduzirá a quantidade de demãos necessárias para colorir o móvel e ainda irá permitir que a cor fique mais forte, como na lata. Se possível, garanta um primer da mesma marca da sua tinta.

Tinta

Ao optar pela tinta, escolha entre a acrílica à base d’água ou o esmalte sintético (que pode ser em lata ou spray). Passe quantas demãos achar necessário, dando um intervalo entre elas e dando uma leve lixada entre as demãos com a tinta seca, para o acabamento final ficar perfeito.

Verniz

Para fazer o acabamento. Pode ser fosco ou brilhante.

Opcionais

Cola branca para artesanato, caso você for revestir o móvel de tecido e tecido 100% algodão para ser aplicado. Papel contact ou tecido adesivo também funcionam bem para reformar um móvel e nem demandam que você lixe ou aplique primer.

Gostou da nossa lista de materiais? Ficou com alguma dúvida? Comente!

4 Comentários

  1. Pingback: Como reformar um móvel de madeira -

  2. Pingback: Como revestir um móvel com tecido - Minha casa, Minha cara

  3. Boa pergunta, Manu! Não sabemos responder. :( Acredito que não, porque uma é feita pra uma superfície específica bem diferente da outra. Mas de repente vale o teste! Se você fizer, conta pra gente como foi!
    Beijinhos

  4. A massa corrida pode ser usada no lugar da massa para madeira? Pq nem sempre a gente tem a de madeira à mão e, nessas horas, a gente se vira com o que tem hahahah mas planejamento é tudo mesmo.