Minha casa, Minha cara

Na moda e no universo do design de interiores, as tendências vão e voltam. O capitonê, técnica super fofa que usa botões e preguinhas em estofados e outros revestimentos, tem aparecido novamente na composição de ambientes bem atuais. E a sua volta comprova um ponto indiscutível: ele é extremamente versátil e consegue chamar a atenção mesmo quando usado em detalhes.

(Via)

De origem inglesa, o capitonê surgiu como forma de valorizar o artesanal, e dava textura a diversas criações graças aos botões e franzidos que marcavam bem a superfície de poltronas, sofás, almofadas e pufes. A técnica desenha formas geométricas nas superfícies anteriormente lisas, deixando a coisa toda muito mais interessante.

(Via)

Sem mencionar o glamour, né? Clássico e extremamente charmoso, o capitonê consegue deixar tudo mais requintado. Para fazer o teste, basta usá-lo de uma forma diferente na sua casa, como em uma cabeceira de cama. A gente garante que seu quarto vai ficar a cara do aconchego, além de ganhar um item atemporal de muita personalidade.

(Via)

(Via)

Em ambientes bem modernos o capitonê pode ser usado para fazer um contraste, dando pinceladas vintage aos espaços. Abuse também das releituras da técnica, que antes era usada de forma limitada, na maioria das vezes em sofás de couro. Com a variedade de cores e tecidos modernos que temos hoje, dá para brincar bastante com o efeito do mix do novo com o antigo.

(Via)

Além de investir em materiais diferentes, aposte nas formas inusitadas de decorar com o capitonê, usando-o em painés, papel de parede, cabeceiras de cama, etc. Seja de camurça, seda ou tecido vinílico, o resultado fica sempre lindo. heart O único cuidado a ser tomado é o excesso: o capitonê é muito marcante para ser usado em grande quantidade em um só ambiente. Use-o em detalhes que o efeito fica bem mais bonito.

(Via)

(Via)

E você, entra nessa onda e aprova o retorno do capitonê aos lares?

4 Comentários

  1. Kailu, depende de onde você mora. Mas acredito que você consiga esta info em lojas de tecido, tapeçaria, lojas que vendem cortina ou que reformam sofás. Com certeza eles vão saber te indicar um lugar!
    Beijinhos, obrigada pela visita!

  2. Eu tinha visto nas lojas pra vender e não dei tanta bola, mas agora percebi como é lindo, acho que vou repensar minha cabeceira. :D