O tom fresco e esmaecido de verde dominará as passarelas e as casas na virada da década, segundo a WGSN, empresa que lidera o setor de tendências de consumo e design no mundo.
Ainda não deu nem tempo de saber se no Brasil o nome da cor será traduzido ou não, porque a informação acaba de ser divulgada. Mas, quer seja chamada de neo mint ou novo menta, o que os especialistas da WGSN explicam é que a tonalidade é neutra em termos de gênero, ou seja, pode ser usada por mulheres e homens, e alinha natureza com ciência e tecnologia. Esse tom, segundo a consultoria, oferece uma sensação tecnológica moderna e futurista, mas também se conecta com a vida vegetal e a natureza – grandes preocupações para a humanidade atualmente.
Projeto de 2016 do escritório Gaztelu Jerez Arquitectos para uma casa na Espanha. Foto: Javier Bravo Jabato/Gaztelu Jerez
“Eu já vi a cor neo mint surgindo em marcas mais novas e, daqui a alguns anos, ela vai começar a se infiltrar em lojas de rua. Como todas as tendências, ela irá evoluir e crescer”, afirma Jane Monnington Boddy, diretora de cores da WGSN, lembrando que o rosa millennial, dominante entre as marcas de design que participaram dos recentes eventos do setor em Milão, começou a aparecer em 2011.
Foto: Reprodução do WGSN
Além do neo mint, a consultoria anunciou outras matizes que devem ser muito frequentes em 2020: azul puro – um pouco mais claro-, cassis – uma mistura de roxo e rosa -, cantaloup – alaranjado leitoso – e mellow yellow – que seria um amarelo mais queimado.