Minha casa, Minha cara

Levar os filhos para o trabalho?

Ao encomendar o projeto de seu estúdio e ateliê, a fotógrafa Evridiki Spiliadis deixou claro o que desejava. “Ela pediu um local parecido com uma casa, onde pudesse trabalhar em seus projetos artísticos e que também fosse agradável para seus filhos”, conta Isaniel Lévesque, gerente de projeto do escritório Alain Carle Architecte.

Desse pedido nasceu o Studio Bluecerigo, no primeiro andar de um prédio em Montreal, no Canadá. Apenas 1/3 da área de 140 m² é ocupado pelo estúdio. O restante divide-se entre sala de estar e jantar, cozinha, banheiro, espaço de exposições, depósito de equipamentos e dois ambientes planejados para os filhos.  

Os espaços são quase todos integrados, o que traz flexibilidade no uso. O branco predomina nas paredes e no teto, atendendo às necessidades de um estúdio fotográfico, e ganha toques de cor assoalho de madeira, nas janelas com venezianas e no piso de cerâmica decorada de alguns ambientes.

Quando não estão na escola, os filhos da fotógrafa e os de seus colaboradores brincam, fazem a lição de casa, comem e tiram uma soneca no Bluecerigo. Dessa forma, as famílias puderam “integrar os rituais diários de cuidado infantil aos complexos horários de trabalho”, como explicam os autores do projeto.  

O janelão do tipo bay window, forma uma espécie de sacada fechada e virou um recanto infantil. Todo coberto de colchões e almofadas, é perfeito para a criançada pular, cochilar e brincar. Não à toa, as estantes na sala vizinha acomodam brinquedos e jogos.

Na outra ponta do estúdio, um ateliê oferece uma mesona exclusiva para os pequenos. Ali eles podem desenhar, pintar, brincar de massinha, fazer colagens e outros trabalhos artísticos. Há, ainda, uma bancada com gaveteiro e prateleiras repletas de caixas de materiais.

Co-workings com serviço para crianças

Fora do Brasil, eles são mais conhecidos. Espalham-se por cidades como Nova York, Seattle, Santa Monica, Washington, Londres e Sidney. Já nasceram pensados para atender pais que precisam igualmente de um ambiente de trabalho e de um local apropriado para deixar os pequenos de até 5 ou 6 anos. Veja fotos de alguns co-workings onde as crianças são mais que bem-vindas.

The Garden by Equal Play, em San Mateo, na Califórnia

Big and Tiny, em Santa Monica, na Califórnia

WorkAFrolic, em Washington

Sair da versão mobile