Minha casa, Minha cara

Decoração para um casal e seus gatos

sala de apartamento com estante para livrosOs donos desta casa em Nova York, nos Estados Unidos, compartilham duas grandes paixões: livros e gatos. E ambos os amores foram considerados quando os profissionais do escritório americano, BFDO Architects, planejaram a reforma do endereço.

Não bastava criar ambientes sociais e íntimos agradáveis. Nem áreas de trabalho independentes para marido e mulher, nem acomodações exclusivas para os hóspedes. Os tímidos gatos precisavam de espaço para se exercitar e rotas de fuga estratégicas para as ocasiões em que os moradores recebem visita.

E foi assim que os arquitetos acabaram bolando uma estante que acompanha toda a parede lateral do térreo. Ela vai do estar – que fica de frente -, para a rua até a sala de jantar – voltada para os fundos. Nichos de diferentes tamanhos acomodam livros e objetos de arte. Enquanto pequenas prateleiras externas formam uma escada para os gatos alcançarem pontos cada vez mais altos.

Em vez de ir até o teto, a estante acaba antes e tem alturas variáveis, o que forma patamares e rampas por onde os pets adoram circular. Se você já ficou boquiaberto com tudo isso, tem mais: nas extremidades dessa circulação, há aberturas por onde os bichanos têm acesso aos ambientes do andar de cima da casa!

Para os moradores, tudo saiu como queriam. Gatos e livros estão bem instalados e a decoração ficou extremamente acolhedora, com estofados e complementos coloridos que trouxeram alegria aos espaços brancos e naturalmente iluminados.

Amante ou não de gatos, você encontra charmosas ideias de decoração em cada foto do projeto. Vamos ver?

Originais da construção, a porta de entrada e o guarda-corpo da escada apontam para uma mesma ideia: pintura colorida para destacar os entalhes na madeira.

A cor está nos detalhes: na poltrona azul, no sofá cor-de-rosa, na manta e nas almofadas estampadas que repetem os tons do tapete.

O desenho da estante abre espaço para embutir uma cristaleira antiga de madeira esculpida e em tom natural. O vermelho meio rosado das cadeiras faz a ponte com os matizes do estar.

Na área da cozinha, o piso existente de pinho é recortado por um tapete de ladrilhos cerâmicos.

A sala do subsolo se transforma em quarto de hóspedes quando o sofá-cama é aberto.  

Acho que eu vi um gatinho! E você? Repare na cabecinha saindo do alçapão entre a cama do casal e o cesto de fibra.

O charme de antigamente aparece em cada detalhe do banheiro: nas arandelas acima dos espelhos, na banheira de louça com pés, nas meias-paredes azulejadas que combinam peças brancas retangulares e verdes no formato escama de peixe.

Em seu ateliê de pintura e poesia no último andar, a moradora quis ter uma plataforma elevada. De lá, ela pode pode admirar o céu através da janela de teto.

Um balcãozinho com estrutura metálica foi acrescido à fachada de trás, no último andar da casa. Lugar perfeito para estar em um belo fim de tarde.

E aí, curtiu?

Beijão e até o próximo post!

Sair da versão mobile