Minha casa, Minha cara

Conheça o bar em Curitiba que tem drinks, café e loja de plantas

café botanique em curitibacafé botanique em curitibaDurante os anos em que um cinza sem graça tomou conta deste prédio comercial, poucas pessoas entraram no edifício Carmen para tentar descobrir o que havia lá dentro. E, na verdade, havia muito pouco. Pois boa parte da construção permanecia vazia. Bem diferente de hoje! Quando todas as lojas funcionam e quem passa de carro, volta mais tarde para saber o que se esconde atrás de fachada tão colorida e charmosa. (Seria um café?)

E uma das boas surpresas é o Botanique – espaço que reúne o café Negritta e a loja de plantas Borealis –, empreendimento que impulsionou a repaginação do predinho de 1943. “Depois da nossa reforma, o local atraiu negócios ligados à arte, ao design e à moda, todos liderados por mulheres”, diz Juliana Girardi, uma das sócias do Botanique.

Coube as arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, do escritório Moca Arquitetura, planejar a arquitetura de interiores do Botanique. Que incluiu a construção de banheiros e a substituição de uma janela por uma porta a fim de integrar a área interna a um deck montado no pátio descoberto.

“Eu e a Katia somos a favor de uma arquitetura afetiva, então sempre desenvolvemos uma historinha para os projetos que criamos”, conta Ana Sikorski. “Nesse caso, como se tratava de um lugar com muitas plantas, café e bolo, só podia ser casa de vó! Uma avó latina, feliz, que gosta de cores alegres e samambaias, mas também preza alguma sofisticação”, continua.

Traçado esse perfil, as arquitetas chegaram a uma proposta bem feminina, que passa longe do certinho. Harmonizando tijolos descascados com paredes ora pintadas num desenho geométrico, ora cobertas de papel. Mas não é papel de parede!  São folhas fininhas e estampadas que foram coladas nas divisórias como se fossem pôsteres lambe-lambe. Até mesmo os banheiros levam esse revestimento, sobreposto de ilustrações de plantas escolhidas na web e impressas.

O assoalho original de madeira, restaurado, ganhou a companhia de um balcão que parece de mármore, mas é encapado de porcelanato. As luminárias – desenhadas pelas arquitetas do Moca e executadas por um serralheiro – receberam um banho dourado fosco, que acrescentou a pitada de luxo desejada.

O mobiliário, em sua maioria, também foi resgatado de outras eras. Algumas peças saíram do acervo das próprias arquitetas. Tudo, para compor cantinhos tão aconchegantes que é fácil achar que estamos em um espaço comercial e não em casa.

A revitalização empreendida pelas donas da cafeteria e loja de plantas motivou os outros locatários e todos resolveram cuidar da fachada. Contemplada com uma impactante pintura geométrica em que salmão e vermelho se juntam ao cinza e ao azul prevalecentes, uma sugestão do Pedro, do Pastel & Besouro. “A gente queria que a pintura chamasse a atenção das pessoas para o lugar e que, ao mesmo tempo, fosse encarada pelos grafiteiros como arte, porque aí eles não picham por cima. Alcançamos os dois objetivos”, conta Juliana.

Para o trecho de fachada que dá acesso ao Botanique, ela e as sócias decidiram emoldurar parcialmente a porta com um neon e uma primavera, ambos sustentados por uma tela metálica fixada na alvenaria. “Enquanto a trepadeira era pequena, mantivemos vasos com espécies como lambari e clorofito – as que se adaptaram melhor ao sol forte –, mas agora não sobrou quase nenhum, porque a primavera está tomando conta de tudo, exatamente como imaginávamos”, completa Juliana.

 

Quer saber as cores do projeto?

Da arquitetura para a decoração

É claro que um projeto tão cheio de cores me levou a escolher móveis e objetos com a mesma pegada, né? E também um busquei um toque retrô. Que prazer enorme!

  1. Rack Biscoito Fino Rosa, da Oppa
  2. Puff Charme, em Castanho e Verde, da Meu Móvel de Madeira
  3. Sofá Itapuã Azul, da Oppa
  4. Conjunto Cadeiras Uma em Vinho, da Oppa
  5. Rack para TV Mantiqueira, em Nozes e Cinza, da Meu Móvel de Madeira
  6. Futon Liberdade, poltrona-cama Verde, da Oppa
  7. Balanço Nó, em Jatobá com corda Vermelha, da Meu Móvel de Madeira.
Quer conhecer o Botanique? Rua Brigadeiro Franco, 1193 – 80430210, em Curitiba/PR.

Última atualização: 3 de março de 2022.

Sair da versão mobile