Minha casa, Minha cara

6 dicas para otimizar o espaço em casa pequena

Com os imóveis cada vez menores, fica muito difícil ter espaço disponível para acomodar todas as nossas coisas, né? É necessário fazer um verdadeiro malabarismo para armazenar objetos, toalhas ou mantimentos de forma prática. Mas afinal: como otimizar o espaço no m2? Confira:

1 Otimizar o espaço: por onde começar?

Primeiro, você precisa fazer uma verdadeira limpa em cada cômodo, escolher o que vai guardar, doar, jogar fora… Tenha em mente seu espaço disponível e também se seus móveis são úteis neste momento.
Será que você tem gavetas e armários suficientes? Se precisar, compre cestos e caixas organizadoras para objetos menores. Além disto, você precisa pensar se seus móveis não atrapalham na circulação. Por exemplo: uma mesinha de centro na sala não é adequada, pois ocupa espaço e não é muito útil.

2 Pensando em cada cômodo, vamos começar pela sala?

Escolha móveis que sejam úteis. Por exemplo: quer ter um rack para tv? Pense em um modelo compacto e que sirva também para guardar objetos. Outra dica é abdicar de poltronas e utilizar puffs menores como reserva para quando receber visitas.

Foto: Vida Louca de Casada

Você pode também utilizar uma mesinha lateral com luminária pequena em vez de escolher uma luminária maior e mais robusta. Já para evitar muitos móveis neste ambiente, utilize prateleiras estreitas na parede para dispor objetos, livros e quadros.

3 Agora é a vez do banheiro

Já no banheiro, menos é mais. Tenha o mínimo de objetos possíveis, já que ele geralmente é muito pequeno. Sabe onde você também pode decorar e otimizar o espaço no banheiro? Acima da porta! Instale uma prateleira e deixe ali toalhas extras.

4 Também é necessário pensar na cozinha

Mesmo que hoje em dia as pessoas não tenham costume de fazer um grande estoque de comida como antigamente, do mesmo jeito é importante ter um local para os mantimentos. Opte por armários com portas de correr e organizadores internos para ficar prático, funcional e evitar bagunças. Além disto, aproveite o espaço interno das portas dos armários para pendurar rolo de papel toalha, tampas de panelas, etc.

Outra dica bacana é utilizar suporte para utensílios. Além de diminuir o espaço utilizado da gaveta também ficará superprático na hora de cozinhar. E se você não tem espaço para mesa de jantar, que tal modernizar fazendo uma bancada pequena? Há também opções de mesas extensíveis, que você abre quando recebe visitas.

Veja também: Cozinha pequena: dicas para ela parecer maior.

5 O quarto precisa ser refúgio

A dica mais importante aqui é otimizar o espaço embaixo da cama. A melhor forma que encontrei para fazer isto foi comprando a Cama Bali. Além de linda, ela possui várias gavetas, portas e nichos onde guardo todos os meus sapatos! Tudo bem que não possuo muitos, mas consigo guardar ali também edredons extras e travesseiros também. Fora as roupas, toalhas, acessórios… cabe muita coisa! 

Foto: Vida Louca de Casada

Como a cama ocupa a maior parte do quarto, nada melhor para um ambiente pequeno, do que uma cama que seja funcional. E a que escolhemos realmente ultrapassou nossas expectativas pois conseguimos aproveitar cada cantinho dela. Já falei várias vezes sobre ela no meu canal do YouTube e também no meu blog Vida Louca de Casada. A princípio, se quiser ler mais sobre nossa nossa experiência, chega aqui.

Foto: Vida Louca de Casada
https://www.youtube.com/watch?v=s48cQqhYRXY

Por fim, curtiram as ideias para otimizar o espaço em um imóvel pequeno? Me conta aqui nos comentários!

 

Fotos: Reprodução/Pinterest | Atualização do post publicado em 11/04/2019.

 

 

Sair da versão mobile