Minha casa, Minha cara

Casa compacta: a arte de viver mais com menos

O conceito de viver com menos espaço em uma casa compacta tem ganhado cada vez mais adeptos ao redor do mundo – às vezes por escolha do futuro morador, às vezes por questão de adaptação à estrutura urbana da cidade (como é o caso de pequenos apartamentos em países orientais) ou até mesmo por ser algo mais condizente com o público-alvo pensado, como em Nova York ou na capital paulista.

Para os adeptos do minimalismo, uma casa compacta atende bem a expectativa de viver mais com menos. Para os demais, um verdadeiro desafio na hora de aliar praticidade a tudo que esperam ter dentro de casa. Mas exemplos de decoração funcional já estão por toda a internet, auxiliando quem deseja ter uma casa impressionante apesar da limitação de espaço.

Dentro deste conceito de microcasas, casas compactas e microapartamentos, podemos achar imóveis de 15 m² a 40 m² que, apesar do pouco espaço, conseguem atender a todas as necessidades do morador.

Além de exemplos de decoração, não faltam exemplos de casas e apartamentos compactos, cada um com uma disposição espacial diferente. É o caso da House on Wheels, de 20 m², desenvolvida pela Echo Living. Construída para ser autossuficiente em termos de energia, é também arejada e minimalista. 

House on Wheels, de 20m², desenvolvida pela Echo Living | Via: Echo Living

Já o projeto Pod Idladla possui 17 m² e conta até mesmo com mezanino e deck. Recheada de piso e móveis de madeira e com uma distribuição inteligente dos espaços, esta casa compacta surpreende por somar elegância a bem-estar em poucos metros quadrados.

A Pod Idladla 17 m² | Via: Pod Idladla

A Pod Idladla 17 m² | Via: Pod Idladla

Chegando na América Latina, temos um exemplo de projeto que possui até terraço e é feito dentro de um container. A proposta da empresa Cúbica apresenta materiais que realmente proporcionam as sensações de conforto e aconchego. 

Casa Container – Casa Cúbica | Via: Oficial do Container

Casa Container – Casa Cúbica | Via: Oficial do Container

São Paulo foi além, com a criação de um apartamento de 10 m².

Já em Londres, Renzo Piano, renomado arquiteto italiano, criou uma casa de 20 m², cuja ideia é que o padrão seja replicado para vários espaços – apenas com o suficiente para viver, enquanto demais atividades sejam feitas ao ar livre ou em outro lugar. O principal objetivo aqui é que as pessoas passem mais tempo fora de casa.

Se tendências de arquitetura (como esta) são um tema de seu interesse, venha ver as formas de habitar dos millennials.

E a decoração de uma casa compacta?

Independentemente de quanto tempo a pessoa venha a passar dentro desses espaços compactos, estes precisam ser capazes de suprir pelo menos o básico que uma casa oferece. Boa parte deles já é feita de modo que o arranjo de muitas coisas na parte interior proporcione agilidade nas ações e praticidade no cotidiano.

No entanto, deixar a casa com um pouquinho mais a cara de quem vai morar por ali exige certa prudência na hora de trazer os objetos – coisa demais poderá dar a impressão de que está tudo entulhado, obstruído e que nem o ar passa direito por ali.

House on Wheels, de 20 m², desenvolvida pela Echo Living | Via: Echo Living

Praticamente todos os ambientes são integrados, e pequenos detalhes fazem a diferença para mostrar o que cada espaço ali dentro representa.

É preciso saber primeiro que linha seguir antes de pensar em um projeto de decoração:

Perguntas como estas são essenciais para pensar na decoração de uma casa compacta.

Já viu estas dicas de como decorar Kitnet?

Ah, e mais um ponto quando falamos destes espaços compactos! Quando comparadas a um apartamento, as casas compactas oferecem um bônus: elas podem ser construídas de forma que possam ser levadas para qualquer lugar, a qualquer hora.

 

 

Sair da versão mobile