Minha casa, Minha cara

Antigo apê na Av. Paulista transformado em um projeto moderno

Guest post: SOEK’ Arquitetura | Fotos: SOEK’ Arquitetura

No vigésimo andar de um edifício da década de 70, ao lado do espigão da Av. Paulista em São Paulo, encontra-se o apartamento de um médico recém-formado com uma paixão por livros e música. Após alguns meses de pesquisa e busca, o proprietário escolheu o imóvel pela excelente localização. E, acima de tudo, pela vista, devido à localização ao apartamento em uma das regiões mais altas da cidade.

apartamento consolacao - avenida paulista sala

Após o contato inicial da SOEK’Arquitetura com o futuro morador, e a visita ao apartamento, surgiram duas demandas. Que finalmente seriam os elementos norteadores da reforma do imóvel de 120m2. A necessidade de trazer luz natural para os ambientes internos e a vontade de abrigar um piano de cauda.

O espaço para o piado foi momentaneamente substituído pela poltrona mole de Sergio Rodrigues.

A sala

A partir destas duas principais demandas, o projeto se desenvolveu anexando um dos quartos existentes à sala. Com isso, criamos o espaço que comportaria o piano e a mesa de jantar e conseguimos unificar duas janelas, com autorização do condomínio, proporcionando uma vista de 180º que também aumenta a quantidade de luz natural no interior do apartamento. Para o escritório, ficou claro que o piano seria o foco do projeto, e todo o restante da reforma não deveria se sobrepor a ele.

Foi proposto a construção de um banco que rodeia toda a sala de estar/jantar e que serve não só para aumentar o espaço de sentar no apartamento na hora de receber convidados, mas também como local para abrigar a coleção de livros do morador. Para contrapor a sobriedade dos acabamentos e materiais utilizados em todo o apartamento, estes nichos foram pintados na cor vinho e juntos das duas prateleiras em serralheria da sala são os únicos componentes coloridos do apartamento.

Para equilibrar a sala que sofreu intervenção apenas na altura próxima ao piso com o banco em marcenaria, o forro do ambiente foi todo descascado e recuperado para exibir o concreto da construção original. Nele, foram atirantados trilhos com luminárias cênicas, que em conjunto ao piano de cauda, remetem a atmosfera teatral.

A Cozinha

A cozinha está situada longe das janelas do apartamento. Além de ser ampliada e aberta à sala, sofreu o mesmo tratamento no forro, como maneira de unificar os ambientes. A separação da cozinha da área de serviço foi feita por meio de uma divisória em vidro aramado, permitindo a passagem de luz ao mesmo tempo que oculta o varal e lixos situados no ambiente. A cozinha foi projetada de forma a otimizar o espaço e facilitar o trabalho feito nela. Desta maneira, em um dos lados foi colocado uma bancada de pedra que dispõe de espaço para duas banquetas, e oposta a bancada, armários brancos para refletir a luz das janelas e um nicho revestido em madeira freijó que é utilizado como bar e espaço para máquina de café, etc.

O lavabo

Originalmente o espaço íntimo do apartamento era composto por uma suíte, dois dormitórios e um banheiro compartilhado. Com um dos dormitórios anexados a sala, decidimos criar duas suítes e um lavabo. Para que isso fosse possível, transformamos o antigo dormitório que era aberto à área de serviço, em banheiro para a suíte. E dividimos o antigo banheiro compartilhado, criando um lavabo e um espaço que seria utilizado como closet para a suíte.

O lavabo também teve seu forro descascado exibindo o concreto. E recebeu uma bancada em concreto com cuba esculpida e um espelho fixado com serralheria preta. Mantendo assim, a paleta de materiais e cores da sala.

A suíte

Na suíte principal, foi feita uma cama em marcenaria baixa. E as mesas de cabeceira integradas e uma cabeceira da mesma madeira. Aqui, o pilar que foi descascado atua como o elemento em concreto presente em todo o apartamento. Uma vez que, no quarto foi escolhido usar forro em gesso para ocultar as infraestruturas prediais, criando maior conforto.

Em ambos os banheiros foram utilizados porcelanatos de grandes dimensões com acabamento similar as bancadas em concreto moldado em loco. As gavetas e prateleiras sob a bancada foram feitos na mesma madeira que o restante das marcenarias.

 

 

Sair da versão mobile