Minha casa, Minha cara

5 dicas para ampliar a sala

Oi, pessoal! Como as casas e os apartamentos cada vez menores, é importante se agarrar a todas as dicas que ajudam a ampliar o espaço, né? Principalmente quando moramos de aluguel e não é possível fazer grandes mudanças… Por isso hoje eu trouxe 5 dicas para ampliar sua sala.

As dicas são simples, fáceis de colocar em prática e, com certeza, ajudarão a dar a impressão de que sua sala é maior do que é realmente. Mas antes eu quero dizer o que sempre digo:

O importante é você decorar com o que você gosta, deixando sua casa com sua cara, ok?!

Dicas para ampliar a sala

As dicas a seguir podem ser utilizadas tanto em casa como em apartamento pequeno e ajudarão a dar a sensação de amplitude no espaço. Caso você queira, além de seguir estas dicas, adicione também elementos que tragam personalidade a seu ambiente.

  1. Escolha cores monocromáticas

Foto: Casa Abril

Você até pode usar cores vibrantes e coloridas na decoração de casa, mas uma dica para ampliar a sala é utilizar cores monocromáticas aliando parede, móveis e piso. Não precisa necessariamente ser tudo do mesmo tom, mas escolha a mesma paleta de cores ou tons aproximados. Assim, nenhum móvel ou objeto irá “interromper” o olhar, unificando o ambiente e fazendo-o parecer maior.

  1. Abuse de espelhos

Foto: Revista Sua Casa | Casa Abril

Espelhos SEMPRE aumentam o ambiente. Não é à toa que muitos apartamentos pequenos e feitos sob medida possuem alguma parede com espelho.

Além disto, os espelhos na maioria das vezes não possuem moldura para não pesar no ambiente. Isto não é uma regra –  você pode usar espelhos com moldura para ampliar a sala, mas pense que, quanto maior ou mais imponente for a moldura, mais ela diminuirá visualmente o espaço.

  1. Utilize o mesmo piso nos ambientes

Foto: Casa de Valentina | Casa Vogue

Esta dica é ótima para casas ou apartamentos que possuem a sala integrada com a cozinha:

Una os ambientes com o mesmo piso.

O piso unificado dará a ilusão de ambiente maior, já que você não terá a divisão de ambientes causada por dois pisos diferentes.

Outra dica em relação a piso é sobre tapetes: se possível, evite os modelos estampados.

  1. Tenha móveis com pés

Foto: Que se Ame | Casa de Valentina

Esta dica eu aprendi com a Manu do blog SimpliChique: tenha móveis com pés. Ou seja, evite sofás fechados até o chão e prefira sofás, racks e mesinhas com pés finos e aparentes. Os pés altos trazem leveza e também ajudam a dar a sensação de espaço maior.

  1. Levante o varão da cortina

Foto: Feito Decoração

Embora eu não seja muito fã de cortinas (não tenho nenhuma aqui em casa), esta dica é de ouro: suba o varão da cortina até o teto. Se você instalar o varão no meio da parede, logo acima da janela, isto irá diminuir a altura de seu ambiente. Mas, se você instalar o varão lá em cima, dá a impressão de aumentar o pé-direito da sala. 

Veja também: 16 formas de ganhar espaço na sala

Agora me conta: gostou das dicas para ampliar a sala? Já colocou alguma delas em prática?

 

Inspiração:

Sair da versão mobile