Minha casa, Minha cara

Tijolo aparente

Poucas coisas deixam um cantinho mais aconchegante do que uma parede de tijolinho a vista. Disponível na arquitetura de tantas formas e acabamentos, ela encanta pela riqueza de detalhes: o tijolo da cor natural – ou mesmo pintado – conta com uma textura completamente única, capaz de deixar lares rústicos ou contemporâneos mais bonitos e acolhedores.

(Via)

Você pode ter uma parede com tijolos aparentes na sua casa de duas formas: removendo o reboco de uma parede já pronta ou revestindo sua parede original com tijolos.

O tijolo maciço, muito utilizado em construções antigas, é o tijolo que vemos embelezando ambientes de diferentes estilos por aí. Por isso aqui vai uma dica valiosa para quem deseja fazer a primeira opção acima: antes de remover todo o reboco da sua parede, remova somente um pedaço para se certificar de que o tijolo que está embaixo é maciço e está em bom estado. Tijolos convencionais (aqueles furadinhos!), blocos de concreto e blocos de cerâmica não ficam legais aparentes.


(Via)

Se for reformar algum cantinho revestindo sua parede de tijolos, decore-a do jeitinho que você sempre sonhou optando por diferentes tipos de tijolo e de junta. Existem três tipos para você escolher: a junta cheia, a frisada e a seca. Na cheia, a massa é nivelada na superfície dos tijolos; na frisada a quantidade de massa é menor, criando uma diferença de profundidade do rejunte em relação ao tijolo; na seca os tijolos são apoiados diretamente um sobre o outro, recebendo argamassa somente na parte de trás.

Qual é o seu preferido?

(Via)

(Via)

(Via)

Os acabamentos também variam muito. Você pode escolher por um acabamento natural, onde a rusticidade do tijolo vai ser completamente preservada, ou escolher uma pintura com cal ou tinta. Pintar a parede de tijolos aparentes é a saída perfeita para quem busca por resultados mais delicados e modernos.

(Via)

E o que fazer para manter sua nova parede sempre bonita e fácil de limpar? Vernizes, silicone e resinas são usados para proteger os tijolos, impedindo com que os pozinhos sujem seu ambiente e conservando o material longe da umidade. Pesquise bastante e escolha algum acabamento que não interfira na cor da sua parede e, na dúvida, faça testes para verificar como fica o resultado.


(Via)

Você tem alguma experiência com tijolo aparente? Se sim, conta suas dicas aí pra gente! smile

Sair da versão mobile