Minha casa, Minha cara

Série MMM Meu Churrasco

Churrasco de Gaúcho

Quando o assunto é churrasco, não há ninguém melhor do que os gaúchos para entender da coisa. Afinal, são eles os responsáveis pela cultura da carne assada com sal grosso aqui no Brasil. Graças à intensa criação de gado no Rio Grande do Sul, os gaúchos adquiriram, ao longo do tempo, enorme conhecimento e experiência com os animais – até mesmo quando o assunto era preparar a carne bovina para consumo próprio: uma refeição rápida e simples, mas muito saborosa.

É por isso que acho superválido inaugurarmos seu livro de receitas de churrasco com a receita tradicional dos gaúchos. Para começar com o pé direito, vamos direto às origens desse prato tão famoso aqui no país. ;D

Além disso, a receita do Churrasco de Gaúcho não tem segredo. É a mais tradicional e simples que conhecemos, um verdadeiro passo inicial para quem quer começar a se arriscar na churrasqueira.

Fique atento aos macetes e detalhes na hora do preparo, que o resultado será certeiro!

Vamos lá?

Você precisará de:

Modo de preparo:

Coloque a carne no espeto jogando bastante sal grosso por cima, pois ele será absorvido pouco a pouco, acentuando o sabor da carne durante o cozimento.

Em seguida, leve a carne ao braseiro: o ideal é que a carne fique a cerca de 30cm a 40cm da brasa – distância suficiente para receber o calor sem tostar, ficando cozida por dentro e mais macia. Se for uma peça de costela, a distância deve ser de 80cm e pode levar até 4 horas para ficar pronta.
Quando a carne estiver no ponto de sua preferência, tire o espeto da brasa, coloque-o sobre uma tábua e, antes de fatiar, dê pancadinhas na carne para tirar o excesso de sal.

(Ihaa)

Rendimento: 6 porções.

Agora, é só arrumar a mesa e saborear seu churrasco! Bom apetite. smile

Depois, venha me contar se deu tudo certo!

E, para seu churrasco ficar perfeito, olha só esta tábua de madeira da MMM! Da Linha Bon Appétit, a tábua de churrasco é bonita e pode ser levada à mesa para servir, graças a uma canaleta que armazena o sangue e a gordura da carne.

Dica extra para seu churrasco

A dica especial de hoje também é ótima para quem está dando seus primeiros passos na cozinha. Antes de fazer um bom churrasco, você precisa saber o básico: escolher a carne que mais se encaixa com o que você procura e saber como prepará-la para que ela fique saborosa e macia. Conheça as principais características dos diferentes cortes de carne:

Filé-mignon

Alcatra

Picanha

(Mais Você)

Coxão mole

Patinho

Lagarto

Para se ter um bom bife, ele deve ser cortado ao contrário da fibra, senão ele certamente ficará duro. A qualidade da carne também é indispensável para um churrasquinho delicioso: precisa ser de fonte confiável, de um local com higiene e ter um tom vermelho cereja e cheiro agradável.

Gostou da receita e dica de hoje?

Então, clique aqui para imprimir sua primeira receita e dica especial do livro “Meu Churrasco”.
E, para quem quer um livrinho ainda mais completo, clique aqui e adquira também uma receita (Churrasco de Gringo) e dica extras (Acompanhamento: Farofa de Churrasco)!


Fonte das receitas: Mais Você e Ihaa.

Sair da versão mobile