Minha casa, Minha cara

Série comemorativa de 1 ano de blog!

Quarto e banheiro

Nesta nova Série comemorativa de 1 ano de blog, vamos ceder a palavra toda sexta-feira para arquitetos e designers de interiores! Será nossa forma de prestigiar todos vocês, leitores, trazendo conselhos de quem tem experiência no mercado e portfólios de responsa. ;D Vai dizer? Superpresente, hein? Então, continuem aqui com a gente para conferir todas estas dicas!

A profissional de hoje é a arquiteta Andréa Posonski, graduada em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduada em Projetos Arquitetônicos de Interiores. Andréa é sócia da arquiteta Jocymara Nicolau e as duas estão a frente do escritório Jocymara Nicolau e Andréa Posonski Arquitetura Ltda, que atua com grande experiência na área comercial, residencial e corporativa. Todas as fotos deste post são do portifólio das arquitetas.

Nosso papo foi sobre a decoração de dois ambientes megaíntimos da nossa casa: o quarto e o banheiro. Está curiosa para conferir as dicas da arquiteta? Então, confira abaixo!

Andréa considera que um quarto bem decorado é aquele que concilia funcionalidade, conforto e estética, ou seja, um ambiente bem projetado de acordo com suas especificidades. Aspectos como a iluminação e as cores são decisivos para uma composição de sucesso!

A iluminação pode ser dividida em dois tipos: a geral e indireta. A geral, pode ser obtida por exemplo com a utilização de um plafon central. Já a luz indireta, usada para dar destaque ou marcar cenas na decoração, conquista-se com o uso de abajures ou spots embutidos.

As cores, como você sabe, dependem muito do gosto de cada pessoa – não adianta escolher determinada cor só porque viu na revista, né? Aquela coisa de não seguir modismos, mas sim nossa própria personalidade e gostos pessoais. Mas vale a pena dar uma olhada naquela paleta de tons que estimulam a tranquilidade e o repouso, como o lilás em quartos femininos ou em quartos infantis.

A posição da cama pode variar, conforme o layout do ambiente. Uma posição favoravel e bem explorada quando possível, é quando adentramos o quarto e vemos de frente o conjunto cabeceira e cama, pois nessa posição geralmente teremos um impacto visual maior podendo observar todo o conjunto projetado inclusive com colcha, almofadas, etc. Falando de cabeceira, quando a usamos? Ela é obrigatória? Pois bem, a cabeceira é sempre um elemento que contribui muito com a estética do quarto além de ter a sua questão funcional.

Mas existem casos em que um painel horizontal, de acabamentos como madeira, tecido ou couro, pode fazer as vezes de cabeceira. O modelo ideal, tanto para a cabeceira quanto para o painel, é aquele que se encaixa dentro do estilo decorativo do quarto. Se for um quarto moderno, uma cabeceira moderna; se o estilo for clássico, o painel deverá acompanhar a decoração, e assim por diante.

E o banheiro, como fica nessa história? Bem, o banheiro necessita de atenção especial em questões como ventilação e iluminação: a troca de ares eficiente é indispensável para um ambiente agradável, principalmente, em pequenos espaços.

Saiba otimizar o espaço do seu banheiro pequeno escolhendo armários de tamanho adequado para posicionar embaixo da pia, por exemplo. Esse armário deverá conter pelo menos uma gaveta, uma tulha, uma porta ou algum espaço para que o morador consiga guardar seus objetos. Se preferir, um armário acima da cuba também é uma boa escolha, compondo com o espelho.

Em um banheiro grande, temos mais liberdade para ousar e aproveitar os espaços. Uma banheira de hidromassagem, um box maior e mais confortável podendo até ser duplo, são algumas alternativas que aumentam o conforto e aproveitam todo o espaço de um banheiro de medidas generosas.

Além disso, abuse nos acessórios: toalheiro elétrico, cabideiros para as roupas, tulhas e espelhos grandões só aumentam a sofisticação do banheiro:

E aí, gostaram das dicas da arquiteta Andréa? Comentem!

Sair da versão mobile