A decoração da sua casa diz muito sobre você. O conjunto de todos os elementos como cores, móveis, cortinas, adornos e quadros, por exemplo, consegue passar a personalidade de quem utiliza o ambiente. Se você mora
sozinho e não sabe por onde começar, nessa matéria você irá encontrar alguns segredos para te ajudar a deixar o seu ambiente mais funcional.
A primeira dica é: não encha a casa de coisas
Morar sozinho é um sonho para muitos, mas isso não significa necessariamente que você precisa encher a casa com tudo que você sempre quis. Os ambientes precisam de espaço para circulação das pessoas e do ar.
O que nos leva a segunda dica: não compre tudo de uma vez para a decoração!
Isso fará com que os ambientes passem uma sensação de que estão entulhados e você não conseguirá usar tudo de uma vez. Criar uma casa que seja sua cara e que a decoração harmonize bem nem sempre é fácil, mas não é impossível.
Avalie sua rotina
Ao chegar em casa, o que você faz primeiro? O que faz falta para facilitar sua vida e deixar as coisas mais organizadas? Comece a analisar bem isso, talvez o que falta é uma coisa pequena, como algum lugar para pendurar chaves ao chegar em casa, ou um objeto para pendurar casacos e roupas.
E, o que você faz em cada ambiente da casa? Você gosta de ver TV no quarto? Ou comer na sala? Ter isso em mente facilita na hora de decorar os ambientes, uma vez que você já sabe o que precisará ter em cada cômodo.
Procure por móveis multifuncionais, aqueles que são 2 em 1, e podem te ajudar com várias coisas.
Priorize a sua rotina
Mesmo que você goste de receber muitas pessoas, não compre os móveis apenas pensando nos momentos sociais, não será muito prático no seu dia a dia ter uma mesa para 10 pessoas. Opte por mesas extensíveis, esse modelo permitirá que você tenha mais espaço no ambiente quando estiver sozinho e tenha um espaço a mais quando receber pessoas.
Escolher já minha mesa extensível!
Se a sua casa for pequena, tenha tudo ao alcance da mão. Panelas fáceis de achar, utensílios à vista e próximos do fogão e da bancada, e por aí vai. E, o bacana disso, é que dependendo da forma como estiver exposto, já é um jeito de decorar sua cozinha!
Tente não ter móveis volumosos, eles não facilitam nem um pouco a limpeza da casa e também não são fáceis de limpar. Demarque a divisão dos espaços, pode ser que sua casa tenha espaços integrados, então utilize tapetes e até mesmo a disposição dos móveis para realizar uma divisão mais visual.
Por fim, tenha revestimentos práticos e duráveis, isso facilita na hora da limpeza e também permite que eles não precisem ser trocados tão cedo por conta de problemas de desgaste como o granito preto São Gabriel para bancadas de cozinha.
Confira o último post da Karla: “Como escolher a mesa de jantar ideal”
Todas as imagens foram retiradas do Pinterest.