São muitos os momentos em que a moda e a decoração se misturam e se encontram, e acabam por seguir as mesmas tendências. É o caso do estilo navy, já mostrado aqui, mas é também o caso da renda. No ano de 2010, conseguimos perceber uma enorme onda de peças e mais peças de roupas dominadas pelo delicado tecido. Seja em aplicações em blusas ou shorts, ou servindo como tecido para vestidos, a renda dominou o universo da moda.
Posteriormente ou paralelamente a isso, é fácil perceber uma forte influência das rendas na decoração. Com seus desenhos delicados recheados de beleza, elas reaparecem com novas interpretações e influenciando peças confeccionadas dos mais variados materiais: louça, plástico, madeira, etc.
Apesar de delicada, a renda pode deixar o ambiente carregado e sem equilíbrio se utilizada em excesso. Para passar longe disso, é preciso saber criar sua composição aplicando-a em apenas alguns detalhes. A beleza desse tecido deve estar presente de forma sutil e bonita, pois ele por si só já chama atenção.
Tecido transparente de malha aberta, fina e delicada, a renda pode apresentar vários desenhos e temas diferentes. Na maioria das vezes, podemos notar a presença de flores e arabescos, tudo feito com bastante cuidado e oferecendo, consequentemente, um toque romântico à decoração.
Para combiná-la com o restante da decoração, não tem segredo: ela fica bem com cores claras ou escuras e pode ser misturada com outras estampas, desde que apresentem um estilo parecido. Por exemplo, uma almofada com estampa floral combina perfeitamente com outra almofada com renda. Confeccionadas com fios de linho, seda ou algodão elas trazem muita beleza e feminilidade para o ambiente.
(Imagens: Google Imagens e Vila Mulher)
E você, aderiu a moda da renda na decoração?