As crianças, quando pequenas, gostam de dormir juntas. Além de fazerem companhia uma para a outra, elas aprendem a ser mais organizadas e a dividir as coisas desde sempre. Se você mora em um apartamento pequeno, com certeza faz malabarismos para encaixar dois, ou até três filhos em um só ambiente. Para te inspirar a compor estes quartinhos compartilhados da melhor forma possível, selecionamos algumas ideias.
Quando o ambiente é pequeno, é difícil fugir das beliches ou das camas sobrepostas. A ideia de deixar uma das camas elevadas sempre funciona, porque libera o espaço do quarto para colocar outros itens extremamente necessários, como uma escrivaninha para fazer as tarefas e um armário. No quarto abaixo, as cores claras ainda ajudaram a ampliar o ambiente.
Para demarcar o espaço de cada irmão, dá para usar vários recursos. Pintar a parede da cama de cada um de forma diferente, apostar em roupas de cama distintas e até em estantes e objetos pessoais. É importante fazer esta distinção para que ambos possam se identificar com o quarto e respeitar o canto do outro.
A marcenaria inteligente dá uma boa ajuda para os casos onde cada milímetro do espaço precisa ser aproveitado. Camas com gavetas, escadas com nichos para guardar objetos, móveis modulares com rodízios, que se encaixam em cantinhos difíceis e podem ser trocados de lugar, são opções interessantes para otimizar o quarto das duas crianças.
Dependendo do layout do ambiente, vale a pena apostar em uma disposição de camas adjacente, como no exemplo da foto abaixo. A vantagem é que você ocupa apenas uma parede do quarto, tendo a liberdade para usar o espaço de circulação e as outras duas paredes da forma que quiser.
Para manter o quartinho deles em ordem, não abra mão de caixas organizadoras de diferentes tamanhos e muitas prateleiras. Elas vão ajudar a dar conta de brinquedos, roupas e materiais escolares da sua duplinha ou trio!