Um quarto feito sob o ponto de vista de um bebê. É deste princípio que partem as soluções de um quarto montessoriano, desenvolvido pela criadora do Método Montessori, a médica e educadora italiana Maria Montessori. A ideia é adaptar o quartinho da criança de forma que ela consiga ter independência para explorá-lo sozinha, fazendo todas as suas descobertas de forma espontânea e criativa.
Um quarto montessoriano precisa ser lúdico e estimular a criatividade dos pequenos, para que eles próprios possam desbravá-lo com bastante liberdade. Ao mesmo tempo ele precisa ser seguro e minimalista para evitar acidentes. As estantes para livros e brinquedos ficam ao alcance das mãos dos pequenos para que eles mesmos possam alcançar, brincar e aprender a guardá-los.
Ao invés do berço ou de uma caminha, um colchão é colocado diretamente no chão para que a criança durma com segurança e possa conhecer os demais cantinhos do quarto por conta própria quando quiser. Tapetes e pisos em EVA são ótimos para amortecer possíveis quedas e ainda estimulam a parte sensorial do bebê com diferentes texturas.
Uma barra é colocada ao longo das paredes para que o bebê possa aos poucos ficar de pé e conhecer seu cantinho e um espelho de acrílico bem fixo a parede é usado para que ele se enxergue, acompanhe seus próprios movimentos e descubra que é um ser independente da mãe. heart
Deixe o quarto montessoriano do seu pequeno à prova de acidentes removendo tomadas do seu alcance, assim como objetos pontiagudos e brinquedos pequenos que possam ser engolidos. Prefira móveis com cantos arredondados e lance mão de almofadas e futons para deixar o espaço o mais confortável possível!
A gente amou esta proposta, e vocês? O que pensam sobre esta forma diferente de decorar o quarto dos pequenos? Comentem!
Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6 | Última atualização: 22 de abril de 2022.