A porta de correr é uma solução mais que bem-vinda em muitos casos. Prática e funcional, ela consegue ter muitas vantagens em relação às portas convencionais. Em ambientes pequenos, por exemplo, ela otimiza o espaço: enquanto a porta de abrir ocupa 1 metro quadrado, a porta de correr se movimenta horizontalmente e ocupa quase nada – tanto em armários, quanto em portas de ambientes. Mas a lista de vantagens não para por aí!
Ela é ótima também para ambientes integrados. Quando abertas, permitem a comunicação entre os espaços, deixando tudo mais amplo e arejado. Fechadas, elas separam os ambientes, saída perfeita para salas de TV e quartos onde a privacidade é indispensável. Em apartamentos pequenos e quitinetes, elas substituem as paredes deixando a decoração muito mais leve e dinâmica, fazendo com que a configuração da casa mude de acordo com as necessidades do morador.
As feitas em vidro ou em outros materiais translúcidos ainda têm a vantagem de separar os ambientes sem barrar a entrada da luz.
As fabricadas em madeira são mais comuns e extremamente versáteis, podendo ganhar diversas caras diferentes dependendo unicamente do seu objetivo. Se a sua ideia é deixá-la discreta, basta reproduzir o acabamento das paredes na porta: em um ambiente branco, por exemplo, uma porta de correr branca passará totalmente despercebida.
Mas se a intenção é dar destaque, aposte no colorido ou até mesmo nas portas de correr com roldanas e trilhos aparentes. Com certeza elas farão o maior sucesso, seja onde estiverem.