Minha casa, Minha cara

Plantas para o banheiro

Se sua casa pode receber vasos de plantas em todos os cantos, por que o seu banheiro não poderia? Ele também merece a alegria e o frescor que só elas sabem transmitir. Conheça algumas espécies bonitas que se adaptam bem à umidade do espaço e traga um pouco de vida para todos os ambientes da sua casa.

O banheiro apresenta alguns obstáculos para o crescimento e desenvolvimento das plantas, mas o principal deles é o vapor quente que vem do chuveiro. É fácil imaginar que, para uma espécie acostumada com pouca ou nenhuma variação drástica de temperatura, seja difícil suportar esta nova condição.

Por isso, antes de garantir seu vasinho, analise as características de cada espécie.

Condições básicas para ter plantas no banheiro

A dica principal é: escolha espécies de meia-luz e posicione seus vasos, preferencialmente, próximos à janela, tanto para receber luz quanto para ficar próximos às temperaturas externas.

As espécies aconselháveis para este ambiente são o bálsamo, as bromélias, o cáctus Opopuntia sp, a fênix, a samambaia, a violeta africana e a dracena.

Atenção na hora de comprar as plantinhas!

Na hora de comprar seu vaso, converse com o pessoal da loja de paisagismo ou floricultura para saber melhor a respeito de cada espécie.

Não são todas as bromélias que sobrevivem à meia-luz, por exemplo, por isso é bom se informar sobre cada tipo. Geralmente as com folhas mais gordinhas se adaptam melhor aos banheiros.

O lírio também é uma boa opção, pois têm flores duráveis e perfumadas, além de ser uma planta ótima para ambientes úmidos, com pouca incidência de sol. Já pensou? Além de lindo, seu banheiro ficará perfumado. heart

Dica que vale ouro com plantas para o banheiro

Cuide com o excesso de regas. Como o ambiente é naturalmente úmido, as plantas de banheiro necessitam de uma quantidade menor de água. Isso porque elas absorvem grande parte da umidade pelas folhas e raízes.

Diminua a frequência das regas e faça sempre o tradicional teste antes de regar, colocando o dedo dentro da terra para conferir se está seca ou molhada. Se estiver seca, uma rega vai bem.

Prefere simplificar? Então veja como decorar com plantas artificiais.

Depois de tomar todos esses cuidados, aproveite para curtir a nova decoração do seu banheiro! E, se quiser dar continuidade à diversão, decore o vaso que irá receber sua planta com fitas decorativas, tinta e o que mais der na telha. Uma ideia ótima é fazer seu próprio cachepô reciclando uma garrafa de vinho! Afinal, decoração é isso: diversão.

Você tem alguma planta decorando o seu banheiro?

Fonte das imagens 1 2 3 4 5 / Atualização de post publicado em 13/11/2013.

Sair da versão mobile