Minha casa, Minha cara

MMM no Santa Ajuda: como organizar espaços pequenos?

potes de mantimentos guardados e etiquetados em prateleira

Quem nunca cobiçou uma cozinha cheia de armários? Ou aquele quarto transformado em closet? A gente adora tanto os espaços enormes que não percebe a utilidade de uma modesta prateleira. E aí, mirando no grande, perde a chance de melhorar um ambiente tirando proveito de móveis complementares.

Pois hoje é dia de mudar essa forma de pensar!

Veja como bastaram duas Prateleiras de Parede Grande Sabor Caseiro, ambas de 1,20mx34cm, para dispor todos os vidros de mantimentos e os eletroportáteis de uma cozinha. E não é qualquer cozinha:é uma em que as moradoras preparam as próprias refeições e as porções de comida congelada que vendem.

Em uma extremidade eu dispus os itens que são de consumo exclusivo de mãe e filha e, no restante, aqueles que servem em ambos os casos. Como os potes ficam à vista e são transparentes, é fácil fazer o controle de estoque e saber quando é preciso ir às compras.

No mesmo ambiente, dei novo uso a uma fruteira de madeira de parede. Pendurei a peça na parede e fiz dela um senhor porta-temperos! A solução foi perfeita para a dona da casa, que gosta de variar os sabores e tem sempre uma grande variedade de ervas secas e especiarias.

Pensando na agilidade, padronizamos os vidrinhos e colamos etiquetas com o nome do condimento e a data de validade. Os cestos inferiores foram reservados a molhos, essências, moedores de pimenta, raladores para noz-moscada, mel e outros ingredientes usados em pratos salgados e doces.

Mas não foram só os itens específicos de cozinha que se beneficiaram da organização em pequenos móveis! Uma Estante de Parede Legno acabou com aquela história de o caderno de pedidos sumir entre sacos de arroz, balança e rolos de papel toalha. Agora, o caderno, canetas e outros documentos de trabalho têm lugar certo na prateleirinha, logo abaixo do quadro-branco para lembretes.

Home Office organizadinho

Na casa de outro personagem do Santa Ajuda, foram quatro caixotinhos de madeira que me prestaram estimado auxílio. Combinados com uma escrivaninha, os Caixotes Camarada Pequenos compuseram o setor de atelier e escritório de um ambiente que ainda soma as funções de depósito e quarto de hóspedes.

A bancada de trabalho ora serve para a moradora decorar os doces que produz e vende. E ora para embalar as encomendas, organizar os pedidos e fazer a contabilidade do negócio. E basta esticar o braço para alcançar os potinhos de confeito e os rolos de fita expostos nos caixotes.

A essas alturas, você já deve imaginar porque eu elegi a minha querida Escrivaninha Setorize para um ambiente com tantos usos, não é mesmo? Acertou quem pensou nas gavetinhas e no revisteiro sobre o tampo! Eles acomodam todo tipo de miudeza como barbantes, cartões de visita, clipes, canetas, tesouras, bloquinhos e cadernos. É só considerar o tamanho de cada compartimento para definir o lugar de cada coisa. Fácil, fácil!

Depois de ver as quatro soluções deste post, ficou claro porque os móveis complementares podem ser de grande ajuda?

Beijos,
Mica ♥

Sair da versão mobile