Minha casa, Minha cara

Macramê na decoração

A técnica do macramê é bastante antiga, parente do tricô, do crochê e de outras técnicas artesanais bastante famosas na época da vovó. A principal diferença entre elas é que no macramê usa-se apenas os dedos para trançar os fios, sem a ajuda de ferramentas ou maquinaria. Ele vai se formando aos poucos, com fios entrelaçados e nós que formam desenhos geométricos.

O resultado é muito bonito e traz para a decoração ares de aconchego, que remetem à infância e à outras lembranças do passado. Depois de passar um tempo esquecido, o macramê voltou a aparecer com força total na decoração, fazendo parte de diferentes projetos decorativos mundo afora.

A parte bacana disso tudo é que, com os tempos modernos e a decoração cada vez mais livre, até o macramê ganhou uma repaginada. Feito com variados tipos de materiais como sisal, corda ou malha, o macramê ganhou cores ousadas como o neon e trouxe uma nova cara para espaços sem graça.

Na cores claras e cruas o macramê traz um toque rústico à decoração, que ganha a beleza única do produto artesanal. Cada um dos itens, seja um enfeite para a parede, um suporte para vasos ou uma divisória de ambientes, tem sua cara e desenho próprios, com detalhes com franjas ou miçangas.

Para quem se interessou pela técnica, vale buscar alguns vídeos que ensinam a fazer os nós básicos do macramê. Quem sabe assim você descobre um novo hobby e ainda deixa a casa mais bonita?

Você usaria algum acessório feito de macramê em casa?

Fonte das imagens 1 2 3 4 5

Sair da versão mobile