Minha casa, Minha cara

Inspiração: jardim de inverno

O jardim de inverno é a opção mais democrática que existe para trazer a natureza para perto. Com ele em algum cantinho da casa, dá para desfrutar da presença das plantinhas sem precisar contar com um quintal ou varanda espaçosa. Para montar o seu você só precisa de um espaço iluminado dentro de casa e muito amor pelo verde.

Escolha um local ventilado e iluminado para montar seu jardim interno: pode ser embaixo da escada, no corredor, lavabo ou em uma extensão da sala de estar. Ele não precisa ter necessariamente uma claraboia, mas é importante que seja bem servido de janelas com boa quantidade de luz natural.

Seu jardim de inverno pode ser de duas formas: em canteiros ou em vasos de diferentes tamanhos. Se você optar por um canteiro, é extremamente importante criar um ralo para o escoamento da água das regas e fazer a impermeabilização do piso. Os em vaso demandam menor manutenção e podem ser colocados diretamente sobre o piso, coberto com cascas de árvore ou pedriscos para dar acabamento.

Nas paredes, invista em jardins verticais! Eles ocupam pouquíssimo espaço e ficam um charme decorando o ambiente. Escolha as plantas levando em consideração a umidade e a iluminação do espaço, optando por espécies de sombra e meia-sombra. As palmeiras Raphis, o lírio da paz, antúrio, as samambaias, a lança de São Jorge e as bromélias são algumas opções bonitas para cultivar dentro de casa.

Os cuidados com as plantas são os mesmos de um jardim em área externa: regas, podas, adubação e controle de pragas. Pesquise a melhor forma de fazer a manutenção de cada espécie para ter um cantinho verde duradouro e saudável.

Não esqueça de caprichar na decoração. Bancos de madeira com uma pegada mais rústica acompanhados de futons coloridos ajudam a deixar o espaço aconchegante e convidativo. A instalação de decks também confere um charme a mais para jardins compostos por vasos, trazendo o calor da madeira para perto:

Fonte das imagens 1 2 3 4

Sair da versão mobile