Minha casa, Minha cara

Hortinha vertical

A horta vertical se tornou há algum tempo a queridinha dos apaixonados por decoração. Isso porque ela é uma solução bonita e inteligente para quem quer ter verduras frescas e ao alcance das mãos, mesmo morando em um apartamento pequeno. E ela ter virado toda essa febre que a gente vê por aí, só reforça o quanto é importante usarmos a nossa criatividade para vencer os limites de espaço, né? Afinal de contas, morar em apê pequeno é a realidade da grande maioria.

(Casa.abril)

A gente já fez um post aqui sobre as hortas verticais, e mesmo depois de bastante tempo, continuamos recebendo novos comentários nele. Sinal de que o assunto dá pano pra manga, né? E é por isso que resolvemos juntar neste post algumas respostas para quem sempre fica em dúvida de como montar sua própria hortinha em casa. Assim você garante um destino certo para solucionar seus questionamentos.  =)

(Mundo das Tribos)

Uma dúvida bem comum é em relação às garrafas PET. Todo mundo concorda que usá-las para montar uma horta vertical é uma ótima saída, porque assim você reaproveita o lixo e ainda poupa seu dinheirinho. Mas a dúvida é: como montá-la usando as garrafas? O Marcelo Rosenbaum dá a dica: fazendo um varal de PETs encostado na parede:

(Rosenbaum)

O primeiro passo para imitar a hortinha da foto é cortar a lateral das garrafas como mostra a figura abaixo. Este será o buraco onde você colocará a terra e a sua muda. Para fixá-la, você precisará fazer quatro furos na PET: dois na parte de cima e dois na parte de baixo, por onde passarão os fios de varal.

(Rosenbaum)

Não esqueça de fazer também um furo no fundo, para que a plantinha possa ser drenada depois da rega. Aí, é só passar os fios por dentro dos buracos, fazer dois nós na parte debaixo da garrafa para que ela não escorregue e pendurá-las na parede. O resultado fica lindão e super funciona, viu?

(Pura Arquitetura)

Outra dúvida bem comum é sobre o que plantar na horta vertical feita em casa. Na realidade, você pode plantar basicamente tudo o que plantaria numa horta normal. Mas é bacana plantar mudas de temperos que você usa no dia a dia, como manjericão, hortelã, alecrim, sálvia, alface, cebolinha, salsinha etc.

(Casa da Bel)

E os cuidados são: regar diariamente e deixá-las em um espaço arejado e banhado pelo sol por pelo menos por cinco horas diárias. Também é necessário adubá-la rotineiramente, uma vez por semana, ou dependendo da necessidade. Para fazer o adubo orgânico, é só fazer uma compostagem com restos de alimentos e folhas.

Somente isso já vai garantir que suas hortaliças se desenvolvam saudáveis e deliciosas, prontinhas para serem colhidas e consumidas de forma natural e fresquinha.

(Fonte)

Você ainda tem alguma dúvida a respeito? Comente. smile

Sair da versão mobile