Sim! Junho tem as festas juninas, e, junto com elas, as comidas maravilhosas e bem brasileiras: maçã do amor, paçoca, pé-de-moleque, muita pipoca e cachorro-quente… Dá uma água na boca só de pensar!
Por isso, hoje vim compartilhar uma receita que eu amo com vocês: Bolo de Paçoca! A primeira vez que o fiz, era uma mistura pronta de bolo, comprada no mercado, que foi um lançamento de festa junina. Infelizmente, depois daquele ano, só encontrei a mistura raras vezes… Então, como eu tinha me apaixonado por aquele bolo, decidi inventar uma receita mesmo: o máximo que podia acontecer era dar errado. Para a minha alegria, minha imitação ficou muito boa (inclusive, melhor que o bolo pronto, porque bolo com ingredientes fresquinhos e feito em casa nem se compara!).
Então, vou contar para você como faz (e você vai querer repetir a receita o ano todo, não só em junho).
Ingredientes (massa)
– 1 ½ xícaras de açúcar;
– 3 xícaras de trigo;
– 4 colheres (sopa) de margarina ou manteiga;
– 3 ovos– 1 ½ xícaras de leite;
– 1 colher (sopa) de fermento em pó;
– 4 ou 5 paçocas
*Para a massa, você pode escolher qualquer receita de bolo simples de massa branca, essa é só uma sugestão. Já testei com algumas variações na massa, e todas ficam boas, desde que não sejam massas muito secas – a paçoca já deixa a massa um pouco mais seca, por isso prefira massas mais líquidas.
*Considere 1 xícara = 200ml.
*Pode colocar a colher cheia de fermento sem medo! A paçoca também vai deixar a massa mais pesada, então o bolo vai precisar de mais “força” para crescer.
Ingredientes (cobertura)
– Aproximadamente 200g de amendoim torrado e descascado;
– 3 colheres (sopa) de margarina ou manteiga;
– 1 caixa/lata de leite condensado
Preparo
- Bata as claras em neve e reserve;
- Misture as gemas, a margarina e o açúcar até obter uma massa homogênea;
- Acrescente o leite e a farinha de trigo aos poucos, sem parar de bater;
- Esfarele as paçocas e vá misturando, incorporando à massa;
- Por último, adicione as claras em neve e o fermento;
- Despeje a massa em uma forma untada;
- Asse em forno médio 180 °C, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos ou até que, ao furar o bolo com um garfo, este saia limpo;
Cobertura
- Coloque o amendoim e a margarina na panela, e dê uma “douradinha” no amendoim: se ele já for torrado, não precisa dourar muito. Se for só amendoim descascado, vai precisar dourar um pouco mais;
- Depois, em fogo baixo, despeje o leite condensado na panela, e mexa até dar ponto de brigadeiro – não pare de mexer, senão queima! Desligue o fogo, e pronto: só colocar a cobertura por cima do seu bolo;
- Se quiser esperar esfriar para comer, é seu bolo; mas comer quentinho é bem gostoso… #FicaADica
*É melhor quebrar um pouco o amendoim antes de começar (pelo menos, ao meio) para não serem pedaços tão grandes;
*Não sabe o que é “ponto de brigadeiro”? É pouco tempo depois que o leite condensado “ferve”. Você pode conferir passando uma colher do lado da panela até o meio: se o leite condensado “voltar para o lugar” muito rápido, não está pronto ainda. Se você vir o fundo da panela, e o leite condensado demorar para cobri-lo de novo, está certo! Pode desligar o fogo e aproveitar!
*Se você preferir uma cobertura menos grudenta, é só desligar o fogo antes de chegar em ponto de brigadeiro ou, depois de pronta, misturar um pouco de creme de leite na panela;
Gostou? Qual sua comida preferida de festa junina? Comente ou compartilhe o texto com #FestaJuninaTemQueTer para eu poder saber o que você gosta!
Você conhece a Gabi?
Sou a Gabi, a atendente bilíngue do tiMMMe: ajudo na parte internacional da Meu Móvel de Madeira, a Memomad, nossa loja na Europa. Sou apaixonada por livros, cozinha e matemática… Escolher uma área preferida nunca foi meu forte! Se eu tivesse um super poder, ia querer voar para conhecer lugares novos todos os dias.
A Gabi também tem um blog, e você pode ler um pouquinho das aventuras dela aqui!