Minha casa, Minha cara

Conheça o impressionante Museu da Ciência em Miami

Ainda não visitei o Phillip and Patricia Frost Museum of Science, aberto há um ano, mas estou curiosa para isso. Distribuídos em uma área de 2300 m², o planetário, o aquário e o museu dividido em dois prédios oferecem diversão para todas as idades. Tudo isso embalado na arquitetura contemporânea idealizada pelo Grimshaw Architects.

Minha curiosidade não se baseia apenas no que li sobre o novo espaço e nas imagens que vi, mas também em uma experiência anterior, durante uma viagem a Valência, na Espanha. Movida pelo arrojado desenho de Santiago Calatrava (que assina o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, projeto sobre o qual já falei aquie de Félix Candela para as construções que integra a Cidade das Artes e da Ciência, fui conhecer o local. Minha expectativa era a de me encantar com a arquitetura e não dar muita bola para o conteúdo oferecido pelo museu da ciência, pelo oceanário, pelo planetário e pelas outras instalações do local. Mas não é que me peguei totalmente entretida também com as atrações do complexo cultural e turístico?

Pois acho que o mesmo deve acontecer a quem resolve passar o dia no Frost Science. É o tipo de museu moderno, interativo, que transmite conhecimentos enquanto diverte. Tanto que o projeto se originou daquilo que os moradores de Miami afirmavam esperar de um museu da ciência. As preferências do público recaíram sobre um espaço aberto ao sol, explorando os ecossistemas do próprio sul da Flórida, onde se localiza. As pessoas também queriam um planetário e exposições sobre a vida humana, o espaço sideral e a exploração científica.

Esses fatores guiaram a criação dos profissionais do Grimshaw Architects, que dividiram o programa em quatro edifícios conectados por um átrio ao ar livre. Esse mesmo átrio ainda estabelece o diálogo entre o museu e a paisagem urbana.

Formas variadas, cor única

A diversidade de pensamentos e de mundos – tão cara à ciência – é expressa pelos diferentes formatos das construções, pensadas para aproveitar o sol abundante e a brisa marítima. Além da proximidade física, um elemento une os quatro módulos: o branco.

Ele vem nos acabamentos eleitos para criar padrões únicos, que mudam de feição conforme a incidência dos raios solares e as sombras que se formam. Exemplos são os azulejos brancos que recobrem o aquário e a textura geométrica facetada, como pixels, vista nos dois prédios laterais.

Traços de variadas tonalidades de azul pontuam os edifícios: o turquesa do mar no aquário, o azul-escuro do espaço sideral no planetário e o azul-claro da brisa do oceano nos prédios do museu.

O aquário, que externamente lembra um navio, é o coração do projeto. Distribuído em múltiplos níveis verticais, ele apresenta na porção ao ar livre os ecossistemas aquáticos presentes na superfície. Depois os ambientes marinhos descem abaixo da linha d’água, em um espaço interno mais intimista.

O auge da experiência está no Gulf Stream Aquarium. Trata-se de um grande cone que abrange três andares e proporciona a visão dos peixes em mar aberto. Para isso, o cone conta com um fundo envidraçado com 10 m de extensão. Já o planetário compõe uma gigantesca esfera, evocando a exploração planetária.

Bom, se nas próximas férias você for a Miami, não deixe de conhecer esse museu que já foi visitado por mais de 1 milhão de pessoas desde a sua inauguração.

Quer saber mais sobre o projeto? Veja o vídeo produzido pelo Grimshaw Architects.

Da arquitetura para a decoração

Que tal ser minimalista e apostar em uma decoração composta de variações de branco? Sua casa pode ficar muito elegante, como você vai perceber pela seleção de móveis e acessórios que fiz.

Da Oppa, Buffet Celeste e Luminária de mesa Orfeu.

Sofá Baron, com três lugares – novidade da Oppa, o modelo leva o tecido Evolution, que não apenas é lavável, como resistente a manchas e raios UV.

Da Oppa, Mesa lateral Guararema.

Da Oppa, Cortina Anabel.

Sofá-Cama Flora, da MMM.

Da MMM, Caixa de Bijuterias Delicado.

Sair da versão mobile