Minha casa, Minha cara

Escolhendo a paleta de cores

Escolher a paleta de cores ideal para cada ambiente pode parecer uma tarefa injusta à primeira vista: a variedade de tons disponíveis no mercado é tão rica, que escolher apenas um parece até desperdício. Mas a parte boa é que você pode optar por várias paletas diferentes na sua casa toda, desde que elas conversem entre si.

A primeira coisa a ser levada em conta na hora de escolher a paleta de cores para um ambiente é o seu gosto pessoal, sempre. Faça uma lista em ordem de preferência com as suas cores mais queridas, variando entre tons frios e quentes. Esta pré-seleção será um norte para as suas decisões e te ajudará a visualizar o que combina com o quê e quais tons ficam melhor em cada ambiente.

A atmosfera da decoração é outro aspecto decisivo na hora de escolher os tons ideais para seus ambientes. As cores transmitem sensações: enquanto o azul tranquiliza, o amarelo traz energia e estimula; o rosa é calor, acolhimento, enquanto o verde traz equilíbrio. É claro que, se for do seu gosto, você pode decorar o quarto com tons de amarelo, mas é importante conhecer um pouquinho da psicologia das cores para se basear na hora de fazer as escolhas.

Salvar inspirações da internet também é uma boa. Sabe quando você se apaixona por um ambiente ou uma foto qualquer simplesmente porque achou o conjunto muito bonito? Experimente extrair a variedade de tons presente nesta imagem que chamou sua atenção e analise a paleta de cores formada por cada uma delas. É bem possível que você encontre uma combinação que gosta. (:

No Design Seeds você encontra vários exemplos de paletas prontas. heart Bem legal para quem tem dificuldades em usar programas para montá-las:

Outra dica é: use combinações análogas para as partes privativas e combinações mais ousadas para o restante. As análogas são as cores dispostas lado a lado no círculo cromático, saiba mais sobre elas clicando aqui. E não esqueça que os ambientes geralmente têm uma proporção de 60-30-10, ou seja, um tom predominante que represente 60% do espaço, outra cor para fazer o contraste de 30% e outro tom de 10% para os detalhes.

Por último, vale o reforçar o que já falamos ali em cima: faça suas escolhas baseadas na sua personalidade. Se no fim das contas a paleta tiver combinações bem inusitadas, mas representarem você e o seu estilo, pode ter certeza que a decoração ficará linda e fará sucesso. Afinal, ela será você.

Qual paleta de cores você tem na sua casa?

Fontes das imagens 1 2 3 4 5 6

Sair da versão mobile