Minha casa, Minha cara

Dicas para quem mora em apartamento pequeno

A pauta sobre apartamentos pequenos rende postagens intermináveis, e não é para menos. Todos que respiram esta realidade, querem saber o que fazer para viver da melhor forma possível em companhia dos poucos m². Nós já falamos sobre o assunto algumas vezes, vale a pena ver de novo para não perder nenhuma dica. (:

Se você tem interesse no assunto, acompanhe mais estas sugestões de Maxwell Ryan do BHG, para otimizar os espaços do seu lar.

20% de vazio = felicidade

Aproveitar todo e qualquer cantinho, não significa abarrotar sua casa de coisas. Cada quarto, cada prateleira e cada gabinete deve ter um pequeno espaço vazio, um respiro onde o olhar possa descansar. Essa dica é bem importante, afinal, um lar também é feito de vazio. Tente fazer um exercício e ir atrás de composições leves, que tenham somente o necessário.

Paredes claras e piso escuro

A gente já sabe que cor escura diminui e que cor clara aumenta, mas esta dica vai além: paredes claras são bem-vindas sim, dão sensação de amplitude, trazem maior luminosidade. Mas um piso escuro, além de trazer aconchego, são recomendadíssimos em pequenos espaços. O contraste com a parede clara, faz com que ela pareça ainda maior, dando aquela impressão de pé direito alto, sabe? Combinados com um teto sem rebaixamento de gesso e com cor clarinha, então… Fica perfeito!

Objetos grandes em pequenos espaços

Contrariando tudo o que pensamos, colocar móveis, tapetes e lustres grandes em ambientes pequenos é altamente recomendado. Claro, tudo isso balanceado com móveis menores. Este contraste vai deixar a composição mais bonita, ampliar o visual da casa e expulsar a sensação de espaço pequeno que os móveis muito compactos transmitem.

3 pontos de luz

Quando o ambiente parece pequeno, acrescente luz! Pelo menos 3 pontos de luz são indispensáveis em qualquer espaço da casa. Isso porque as sombras limitam os ambientes e fazem pequenos cômodos parecerem ainda menores.

Espelhos multiplicam a luz

Autoexplicativo, né? Coloque o espelho diante de uma janela e você verá que ele consegue dobrar a iluminação do ambiente. A sensação de amplitude que temos ao entrar em um espaço, está diretamente relacionada a capacidade do nosso olhar viajar pelas superfícies, e o espelho é mestre em dar uma ilusão de continuidade, de ambientes sem fim.

Portas ocupam muito espaço

Portas de abrir ocupam um espaço enorme. As de correr são melhores, mas mesmo assim “comem” alguns cantinhos dos ambientes. Analise sua casa e, quando se deparar com uma porta sem nenhuma utilidade, elimine-a sem dó.

Gostaram das dicas? Foram todas retiradas daqui. Quais outras você acrescentaria na lista?

Fonte das imagens 1 2 3 4 5 6

Sair da versão mobile