Minha casa, Minha cara

Decoração listrada

As listras nunca saíram de moda e são usadas na decoração com várias finalidades diferentes que vão além do visual moderno e bonito. Usadas em lavabos, salas, quartos infantis ou dormitórios do casal, elas ajudam a acabar com a monotonia dos ambientes, trazendo um detalhe que foge da mesmice.

Com duas cores ou mais, mesclando tonalidades vibrantes ou usando tons mais neutros, as listras podem estar presentes nas paredes, tapetes, almofadas, cortinas e em acessórios em geral. Se você prefere optar pela combinação mais segura, vale a pena investir nas listras em pequenos detalhes.

Mas se a estampa é uma de suas preferidas, não tem porque não criar e abusar bastante com a ajuda dela. Analise bem o seu ambiente antes de optar por uma decoração listrada, levando em consideração a paleta de cores usada, o estilo e o tamanho do ambiente. Tudo isso vai influenciar completamente no momento da escolha das listras.

Ambientes amplos, por exemplo, permitem o uso de listras mais largas e espaçadas. As fininhas e delicadas ficam para os espaços compactos, onde qualquer detalhe mais chamativo pode ser decisivo para estragar a composição.

Outro aspecto a ser analisado é a escolha entre listras horizontais ou verticais. Enquanto as listras horizontais dão sensação de amplitude e teto mais baixo e aconchegante, as listras verticais fazem o oposto. Indicadas para espaços com o pé direito mais baixo, as listras verticais transmitem a ilusão de que o ambiente é mais alto e imponente.

Depois de passar por estas etapas, chega a hora da diversão! Escolha o ambiente a ser decorado com as listras e comece a transformação. Dá muito bem para pintar uma parede bonita em casa com ajuda de tinta e muita, muita fita crepe. Aqui tem um passo a passo bem detalhado para quem ficou com vontade de fazer por conta própria.

Brinque com a padronagem misturando-a com outras estampas na casa, como os poás e o floral. Delicados, eles combinam superbem com o estilo das listras, tendo como resultado uma composição mais ousada, agradável aos olhos. Se você estiver na dúvida na hora de combinar diferentes estampas, lembre-se do truque de investir em uma mesma paleta de cores. O resultado dificilmente decepciona.

Fonte das imagens: 1 2 3 4

Sair da versão mobile