Ela deixa o ambiente com um ar rústico e agrega elegância e conforto a qualquer espaço. É fácil de combinar com os demais elementos de um ambiente e é um material extremamente resistente e durável. Não fosse o título deste texto, essas características já entregariam também sobre o que estamos falando, não? Sim, o assunto é decoração com madeira!
As vantagens desse material natural na decoração
A madeira é uma matéria-prima muito utilizada, não apenas pelo falado anteriormente, mas também por seu isolamento térmico, deixando o ambiente mais confortável quando é utilizada na parede. Aqui também podemos citar sua versatilidade: ela pode ser o revestimento de parede, o piso, um móvel ou até mesmo compor pequenos detalhes de um cômodo.
Além disso tudo, um tipo de madeira muito utilizada na decoração é a madeira de demolição ou o reaproveitamento de madeiras – ou vai me dizer que você nunca viu pallets na decoração de um lugar?
Por sinal, você viu o vídeo do faça você mesmo uma cama de pallet no post Dicas para decoração de kitnet?
Decoração com madeira: o que levar em consideração?
Apesar de sua resistência, alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de fazer a decoração com madeira. Pergunte-se:
- A madeira será utilizada em um ambiente interno ou externo?
- O ambiente escolhido tende a ser mais úmido ou mais seco?
- A casa é à beira-mar? É no campo? Ou na cidade mesmo?
- A madeira precisará de um acabamento?
- A madeira será aplicada na estrutura da casa ou será um móvel?
Eu sei, são muitas perguntas e não são tão fáceis de responder assim. Por isso, antes de prosseguirmos, reitero a importância de sempre ter um profissional ao seu lado para ajudar nessas questões. Isso porque, por mais que a internet disponha de uma gama de informação, é necessário ter um arquiteto que ajude a analisar tudo isso, altém de evitar desperdícios e possíveis gastos desnecessários.
Ok, agora vamos lá!
Se o ambiente for externo, a madeira deve ser mais resistente e precisará de um acabamento. Utilizada próxima à piscina, como um deck por exemplo, o uso do verniz naval é indispensável.
Alguns móveis de madeira já vêm preparados para a exposição constante ao sol e à chuva, mas um cuidado extra não faz mal!
Para ambientes internos, a preocupação não é tão grande, mas existe. Também é necessário verificar a umidade e exposição ao calor – principalmente se os cômodos em questão forem o banheiro ou a cozinha. Nestes casos, pensar no revestimento com acabamento protetor é tão essencial quanto na área externa.
A madeira faz bonito também na arquitetura: vem ver esta casa cuja fachada é feita de madeira e concreto.