Existem diversos estilos de despensas. Algumas são grandes e espaçosas, cheias de armários para guardar comidas, utensílios, louças e muito mais. Outras são pequenas, quase um puxadinho e fazem o seu melhor para equilibrar seu espaço entre alimentos, eletrônicos e produtos de limpeza. E ainda existem aquelas que, na verdade, se resumem a algumas portas de diferentes armários da sua cozinha e lavanderia armazenando apenas o essencial.
Já vimos neste episódio do Santa Ajuda que espaço realmente não é documento. Você pode ter um espaço grande e desorganizado, um pequeno em ordem e vice-versa. E para que você não caia em tentação de usar isso de desculpa, nós montamos essa listinha esperta sobre como organizar a sua despensa. Bora lá?
Se você tiver um grande número de prateleiras, uma ideia bacana é separar seus alimentos por categoria. Use uma prateleira para grãos e massas, outra para bebidas, outra para latas, outra para temperos e assim sucessivamente. Duas dicas importantíssimas para quem gosta de organizar com prateleiras são: sempre deixar os itens mais pesados o mais baixo possível e os produtos que você utiliza menos, mais altos. Dessa forma, você mantém a organização, otimiza seu tempo e evita acidentes!
Nossa sugestão para quem gosta de prateleiras é contar com a ajuda de potinhos de plástico ou de vidro. É essencial tê-los estocados em casa e ao alcance da mão para a hora que você abrir um novo pacote de arroz, açúcar, farofa ou até mesmo de temperos como pimenta, curry etc.. Além de separá-los por salgado, doce, grãos e líquidos, lembre-se de colocar etiquetas que dizem o que aquele potinho contém e qual o prazo de validade de cada alimento. Vale levar em consideração, também, o formato da prateleira que você comprará. As prateleiras brisa, por exemplo, mantêm os alimentos mais seguros por terem uma barrinha de proteção, enquanto as prateleiras pepper oferecem uma função extra segurando panos, talheres maiores, entre outros em seus ganchos.
Mas não é só de alimentos que sobrevive uma despensa, não é mesmo? Os produtos de limpeza devem ser guardados separadamente dos alimentos. Você pode organizá-los em diferentes armários, deixando um espaço entre as suas prateleiras ou até mesmo aproveitando o espaço vertical de paredes diferentes. Aqui na MMM, nós gostamos de organizá-los em móveis com andares, como o rack com gaveta combine. heart Isso acontece porque normalmente temos menos produtos de limpeza do que temos alimentos e, consequentemente, eles são mais fáceis de organizar. Seguindo a lógica das prateleiras, o ideal é deixar os produtos mais leves em cima e os mais pesados embaixo. E as caixas organizadoras fazem toda a diferença aqui! Se o seu móvel tem rodinhas, você pode nomeá-las por ambiente e sair com o seu rack pela casa na hora da faxina, que tal? bigsmile
Você também pode fazer isso com outros produtos, como uma cestinha de PVC, ou aproveitar o espaço do seu armário mesmo. Sapateiras podem virar organizadores e um varão pode ser instalado em lugares estratégicos para segurar os produtos com borrifador. Uma coisa importante na hora de guardar produtos de limpeza é lembrar de deixar os menores, como esponjas, buchas, escovas etc., em potes plásticos. Isso auxiliará na higienização desses produtos e também otimizará o espaço que eles ocupam.
Se nenhuma dessas soluções cabem no seu espaço, não desanime. Lembre-se de aproveitar ao máximo dos seus armários e abuse do espaço vertical do seu ambiente. Com painéis de pegboard e nichos de parede, você consegue criar ambientes superdivertidos e práticos. E nem é preciso comprar nada, aqui você aprende a fazer nichos de cano de PVC para facilitar a organização de toda a sua casa! heart
Você ainda pode contar com móveis empilháveis como a caixa legno e usar o espaço livre no chão mesmo! Aliás, criar pequenos armários para organizar suas coisas sem ocupar muito espaço não é difícil! Cavaletes e caixotes podem te ajudar a fazer isso levando muito charme para o seu ambiente! bigsmile
Lembre-se que a despensa deve ser limpa de 15 em 15 dias. E na hora de deixá-la brilhando, aconselhamos você a usar um pano úmido com um pouco de vinagre ou bicarbonato de sódio. Depois é só reavaliar os prazos de validade e o sistema de organização que você usou na vez passada para guardar tudo. Quando terminar, lembre-se de chamar a família para explicar onde ficou cada coisa e evitar que eles baguncem seu trabalho na hora da procura! wink
E aí, gostou das dicas? Conta para a gente como é a organização da sua despensa nos comentários! E aproveite essa dica extra de como organizar armários de cozinha