Minha casa, Minha cara

Como limpar diferentes tipos de revestimento

Cerâmica, madeira, pastilhas… São tantos os materiais de revestimento que às vezes ficamos perdidas na hora de cuidar da manutenção de cada um deles. O pano úmido com detergente neutro dá jeito em grande parte deles, mas na hora da limpeza pesada precisamos recorrer a outros recursos. Para facilitar a sua vida, aí vão algumas dicas de quais produtos usar na hora de limpá-los:

Vidro e espelho

Para fazer a manutenção, um pano úmido com detergente neutro já faz um ótimo serviço pelas portas de vidro e janelas. Em espelhos, use uma flanela com álcool. Já para limpar manchas e sujeiras mais resistentes, lance mão do vinagre branco como recomendamos aqui. Diluído em água, ele pode ser passado no boxe e em janelas para deixar o vidro supertransparente e bonito. Deixe agir por alguns instantes e depois enxague.

Cerâmica

Dê aquela geral na cerâmica ou porcelanato da sua casa com a ajuda de um saponáceo cremoso ou líquido, evitando o produto em pó que pode acabar riscando o acabamento. Soluções com cloro ativo diluídos conforme a embalagem também podem ser usadas na hora de limpar azulejos e pastilhas cerâmicas.

Aço Inox

Para remover manchas do aço inox, use pasta de polir específica para o material. Esfregue sempre no mesmo sentido da escovação e aproveite sua superfície novinha em folha.

Móveis de acrílico e laca

Evite limpá-los com produtos à base de álcool e solventes. Produtos laqueados devem receber reaplicação da seladora uma vez ao ano, para que fique livre de qualquer risco no acabamento. Outra saída para deixa-las livre dos riscos é passar uma lixa bem fina e depois polir com cera automotiva.

Portas e esquadrias de alumínio

Passe removedor à base de petróleo no alumínio natural. Use vaselina se quiser dar mais brilho. Já as peças com pintura eletrostática pedem cera automotiva.

Móveis e pisos de madeira

No dia a dia, um pano seco ou um pano úmido seguido de outro seco já são suficientes para deixar a madeira limpa. Também dá para utilizar produtos próprios para a madeira, que vão proteger a superfície.

Fonte: Casa.abril

Sair da versão mobile