Minha casa, Minha cara

Como fazer seu arranjo de flores durar

Ter flores fresquinhas em casa é uma delícia, né? Recém colhidas no jardim ou recebidas em um lindo buquê, elas deixam qualquer cantinho muito mais colorido, perfumado e cheio de vida. Acontece que estes arranjos em vasos costumam durar bem pouco: rapidamente a água fica turva e as flores vão murchando, perdendo beleza e cor. O que fazer para eles durarem mais?

Existem alguns truques e cuidados simples que fazem os arranjos ficarem bonitos por mais tempo. A primeira dica é na hora de escolher as flores para decorar sua casa: preste atenção nos detalhes das plantas do jardim ou da floricultura, tomando o cuidado para escolher as mais viçosas e sem machucados. Se ela tiver vários botões, melhor ainda! Sinal de que vai durar por muito mais tempo embelezando a sua casa.

Prefira as flores tropicais como helicônias, alpínias, antúrios, astromélias, cravos e lisiantos. Elas se adaptam melhor ao nosso clima e à temperatura ambiente da água, tendo uma maior duração nos arranjos.

Tire as flores do plástico ou da embalagem do buquê logo que chegar em casa. Lave bem o vaso e coloque aproximadamente três dedos de água, deixando apenas um pedaço do caule submerso e trocando a água pelo menos duas vezes por semana, ou sempre que o líquido começar a ficar turvo. Este simples cuidado é o que mais faz a diferença na hora de prolongar a duração das suas verdinhas.

A cada troca de água, refaça o corte do caule na diagonal com facas ou tesouras bem afiadas, para não esmagar a planta. O corte longitudinal vai permitir com que ela absorva uma grande quantidade de água e deve ser feito se possível enquanto o caule estiver mergulhado, para uma melhor absorção.

Coloque seu vaso em um ambiente sombreado para que as flores demorem mais a abrir e evite deixá-los perto das janelas, em contato direto com rajadas de vento. Faça a manutenção constante das suas plantinhas, removendo as flores amareladas e as folhas que estiverem murchas em contato com a água, responsáveis pela proliferação das bactérias e aceleração da morte do seu arranjo.

Se bem cuidadas com estas dicas, elas podem sobreviver até 15 dias no arranjo. Não é o MMMáximo? heart Quanto mais tempo ao lado dessas lindinhas, melhor.
Você tem algum trucão na hora de cuidar das plantas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte das imagens: Pinterest

Sair da versão mobile