#1 Decoração com folhas de plantas
Foto: Abi Dare/These Four Walls
Na proposta do blog These Four Walls, a grande sacada é lançar mão de folhas variadas – do próprio pinheiro de Natal, de arbustos, árvores e até mesmo de vasos – para compor com papéis de cor branca ou parda, o kraft. Isso mesmo: você usa o papel mais simples que encontrar, liso. Aí, com um barbante, amarra o pacote e prende o raminho de folhas como um enfeite. E ainda pode acrescentar etiquetas de identificação ou cartões, também básicos e chiquérrimos.
O ideal é cortar as folhagens na última hora, para que elas mantenham o frescor. Se tiver de fazer isso antes, opte por eucalipto, que é mais lento. Uma boa dica é fazer um teste antes, cortando alguns raminhos e observando por quanto tempo eles se mantêm bem. Aí você escolhe os que durarem mais para enfeitar os seus presentes.
Um pouquinho de tinta branca e só
Foto: Reprodução Almost Makes Perfect
Aqui, o que diferencia o papel kraft é a aplicação de tinta acrílica branca, dessas para artesanato. As ideias vêm do blog Almost Makes Perfect.
Com um pincel de ponta quadrada, você pode imprimir pinceladas em presentes já embrulhados. Sobre outros, espirre tinta diluída em água (meio a meio) – forre o chão ou a bancada para não manchar o que não deve.
Se tiver uma trincha de parede, utilize-a para um efeito de pintura envelhecida em outros pacotes. Para isso, molhe a trincha na tinta e retire todo o excesso, deixando as cerdas quase limpas. Então aplique longas pinceladas (de cima a baixo) em cada embrulho, até cobri-lo inteiramente.
Caso haja muitos presentes, você pode agilizar o processo pintando primeiro as folhas de papel e depois usando-as para fazer as embalagens. Finalize-as com barbantes e fitas simples, pretas ou brancas.
Tenho certeza de que seus presentes não passarão em branco!