Minha casa, Minha cara

Casa no Vietnã com jardins suspensos

casa no vietnã construida para ter luz natural e com muito verde

Eis uma ideia para revigorar sobrados envelhecidos ou personalizar fachadas padronizadas: acrescentar brises à frente da construção e acrescentar nichos para grandes vasos de plantas. Foi o que os arquitetos do DANstudio fizeram nesta morada de quatro andares nos arredores de Hanoi, no Vietnã.

Como cada andar já tinha uma varandinha, os brises de alumínio não ficam rentes às janelas, mas formam uma camada envoltória que filtra a entrada do forte sol da tarde, sem escurecer o interior. Além disso, dão um pouco mais de privacidade aos moradores quando estão nas sacadas e atenuam o barulho que vem da ferrovia bem próxima.

Esses benefícios, no entanto, ainda não eram tudo o que a transformação da fachada queria propiciar: os arquitetos também desejavam levar um pouco de verde para dentro de casa. Daí a ideia das plataformas suspensas no exterior do painel de brises, abrindo espaço para o plantio em vasos de espécies arbustivas que são nativas da área em frente à construção.

Internamente, o sobrado também mudou. As lajes de alguns andares foram recortadas em um ou dois pontos ora para compor um duto interno de luz e ventilação natural, ora para fazer da sala principal, no térreo, um ambiente de pé-direito duplo. Sim, a área útil diminuiu, mas a integração visual entre os pavimentos deixou a impressão de que, por dentro, hoje a casa é maior.

Da arquitetura para a decoração

A arquitetura existe para trazer espaços de qualidade. E a boa decoração é aquela que completa a arquitetura e adiciona uma camada extra de conforto. A minha camada de conforto hoje vem na forma de móveis e acessórios que permitem levar o verde às casas. Mesmo que de forma mais acanhada que aquela promovida pelos arquitetos do Vietnã.

A decisão de onde deixar o Jardim Vertical Garden é sua, já que, por ser feito de eucalipto, ele aguenta sol e chuva.

A sala não ficou mais charmosa com os vasinhos expostos na Prateleira Aurora.

Flores, ervas ou outro tipo de planta de pequeno porte? Não importa, pois todas vão bem no Jardim Vertical Girassol.

Os vasos autoirrigáveis evitam que as plantas morram quando a gente esquece de regá-las ou vai viajar. É o caso do Vaso Hidria e da Floreira Lisianto, ambos da Oppa.

Sair da versão mobile