Nem sempre a configuração tradicional do quarto é a que melhor se encaixa na sua realidade. Às vezes o espaço é pequeno demais, as paredes são irregulares, ou existem outras vááárias circunstâncias que te forçam a pensar em novas formas de organizar a disposição dos móveis. Colocar a cama embaixo da janela pode parecer estranho à primeira vista, mas é considerada uma solução certeira para qualquer caso.
As dúvidas em relação a esta disposição geralmente giram em torno da cabeceira. Como colocar uma cabeceira ali, em frente à janela? E a cortina, como fica? Em algumas situações, não é preciso colocar cabeceira. A janela por si só já decora o quarto e serve para emoldurar a cama. As cortinas podem ir até o chão e ajudam a decorar, precisando apenas de um espaço para o caimento. Bonitas e chamativas, elas ajudam a transformar a cabeceira em um ponto focal.
Se você não quiser abrir mão de uma cabeceira, escolha um modelo que fique fixado à cama, e não à parede. Aí é só deixar um espaço de 10 à 15 cm para que a cortina chegue até o chão.
E já que sua cama está embaixo da janela, por que não aproveitar o peitoril para decorar com vasos, ou até fazer de apoio para livros? Deixe a janela completamente integrada com a decoração, se apropriando de seus elementos.
Se você preferir, coloque venezianas ao invés de cortinas. Elas darão privacidade, farão a janela “desaparecer” enquanto estiverem fechadas – principalmente se forem da mesma cor da parede –, e poderão ficar completamente abertas durante o dia, para aproveitar a luz natural.
Alguém aí tem cama embaixo da janela para compartilhar segredinhos? (: Comente!