Os lofts são famosos em Nova Iorque, onde antigos galpões e armazéns de áreas industriais deram espaço a lares amplos e bem iluminados. Aqui no Brasil a moda também é forte, mas é adaptada ao nosso jeitinho. Os lofts nacionais são uma versão dos lofts de Nova Iorque, onde as características principais foram preservadas, detalhes responsáveis por todo seu encantamento e beleza.
O loft é uma opção perfeita para um casal de recém-casados ou uma família pequena, já que ele tem pouquíssimas divisórias. Os ambientes integrados são superinteressantes, pois valorizam e facilitam a entrada da luz natural pelas janelas. Porém, não é tão indicado para famílias grandes, já que nestes espaços qualquer baguncinha fica supervisível.
O pé direito alto é outra característica bastante marcante neste tipo de residência. A combinação do pé direito, com a luz natural e os ambientes integrados, faz do loft um espaço extremamente arejado e iluminado durante o dia. É bastante comum vermos nos lofts nacionais a presença de mezaninos, onde fica a área íntima da casa como o quarto do casal.
A decoração industrial anda de mão dadas com os lofts, já que sua origem está relacionada com as antigas indústrias. Os elementos frios e sem muita cor presente neste estilo, são quebrados com uma decoração elaborada, repleta de móveis e acessórios que deixam o lar mais aconchegante.
Mas os ares industriais conferem charme e uma atmosfera bem característica a estes lares, por isso são mantidos e muitas vezes copiados por pessoas que querem uma residência no estilo. O piso de cimento queimado, algumas fiações aparentes, elementos estruturais como vigas escancaradas e as famosas paredes de tijolinho a vista são alguns dos aspectos marcantes dos lofts.
E você, o que pensa sobre este estilo de moradia? O que adotaria na sua casa?