Minha casa, Minha cara

7 dicas para escolher o guarda-roupa ideal

Armário para roupas 2 portas Dener.

Um dos ambientes mais importantes da casa é o quarto, pois nele passamos uma boa parte do nosso dia e, a organização desse ambiente e do guarda-roupa pode fazer toda a diferença no cotidiano. A disposição dos móveis pode facilitar as tarefas corriqueiras como a limpeza e ajudar a encontrar aquela peça de roupa quando se está com pressa.

Além disso, o ambiente pode se tornar mais aconchegante baseado nas escolhas feitas sobre a decoração. Dentre os móveis indispensáveis do quarto, está o guarda-roupa, mas escolher esse item tão necessário e útil não é uma tarefa exatamente simples e pode gerar muitas dúvidas. Existe uma diversidade gigantesca de produtos, que variam de tamanho, cor, material, número de portas, gavetas e muito mais. O modelo ideal para você varia muito de pessoa para pessoa, sendo fundamental escolher o mais conveniente para o seu uso particular.

Dica: A receita do sucesso para essa decisão do modelo ideal é entender as diferentes partes do móvel e de que forma elas funcionam melhor.

Medidas

O primeiro passo a ser fazer é medir o espaço reservado para o móvel no cômodo, utilize uma trena para fazer a medição de largura x comprimento x altura. Também é necessário considerar a quantidade de roupa, analise a quantas peças você tem e a quantidade de pessoas que irão utilizá-lo, não adianta comprar algo pequeno para ganhar espaço no quarto e suas roupas ficarem amontoadas dentro dele. Uma boa opção é escolher móveis funcionais com amplo espaço interno, gavetas e cabideiros. Se o espaço for pequeno, opte por armários com portas de correr.

Apaixone-se pelo Charme. 💚


Modelos

Escolher um modelo pode não ser tão simples devido a diversidades existentes no mercado, de duas portas são bastante compactos e individuais. Já os guarda-roupas de quatro portas são ótimos para quem não precisa guardar nada além das roupas, dispensando lugares para acessórios e roupas de cama. Os maiores são de 8 portas ideais para casais. Uma observação importante é prestar atenção no espaço necessário de abertura das portas. O recomendado é deixar 60 cm livres à frente do móvel.

Espaço Interno

Analise bem a parte interna, já existem modelos com espaços bem democráticos e diferenciados. Um bom exemplo, é um roupeiro 6 portas, com destaque para os calceiros de um lado, ideal para os homens, e do outro lado, espaço para vestidos, agradando bastante às mulheres. Nichos também são ideais para organização do guarda-roupa, pois além de serem ótimos para peças de linha, também comportam bolsas, caixas e acessórios. Agora, caso não possua uma cômoda, não deixe de considerar os modelos com gavetas internas para guardar suas roupas íntimas, lenços, meias e acessórios.

Organização

Outro fator a ser considerado na hora de escolher o guarda-roupa é a organização, e isto, pode ser bastante influenciado pelo desenho do móvel. Alguns modelos também contam com sapateiras e maleiros para otimizar a organização do ambiente. Os modelos com espelhos na porta, além da funcionalidade, também auxiliam na sensação de amplitude do espaço, truque muito usado por profissionais de decoração para quem mora em apartamentos pequenos, por exemplo.

Precisa de ajuda para organizar? Separamos um fluxograma pra você!

Material

É muito importante também escolher um móvel de qualidade, para que tenha uma boa durabilidade e compense o investimento. Há diversas opções de materiais e acabamentos. Os materiais para guarda-roupas mais utilizados na fabricação dos móveis em geral, são o MDF e o MDP, feitos a partir de madeiras de reflorestamento e resina sintética, que conferem um bom desempenho e ainda contam com tratamento antifungo. Mas também podem ser fabricados com a própria madeira.

Durabilidade

A durabilidade de um móvel não pode ser negligenciada principalmente se você pensa em não comprar outro pelos próximos cinco anos, pelo menos. O melhor material para guarda-roupa que prioriza essa característica são os modelos em madeira maciça. Por se tratar da madeira pura utilizada no corte, é utilizada em vários tipos de móveis e muito usada na fabricação de guarda-roupas.

Resistência

Assim como a durabilidade, a resistência da peça também é algo importante para se atentar na hora de escolher o modelo ideal. Pois dentro do móvel irão todas as peças de roupas e demais itens pertencentes ao usuário sendo preciso optar por um material forte e resistente, no entanto é possível encontrar no mercado alguns guarda-roupas de diversos materiais resistentes, não sendo preciso necessariamente comprar um móvel em madeira maciça.

Por fim, o que achou do post? Vai colocar as dicas em prática e escolher o guarda-roupa ideal pra você?

Imagens: Reprodução/Pinterest.

Sair da versão mobile