Minha casa, Minha cara

Erros decorativos comuns e como evitá-los

Erros decorativos são mais comuns do que a gente imagina! Afinal de contas, ninguém é obrigado a ser especialista em todos os mínimos assuntos que cercam o universo do design de interiores. Por isso, para te ajudar a evitar alguns erros, listamos os mais comuns que merecem uma atenção a mais na hora de decorar a casa. Vamos conhecê-los?

Comprar um móvel grande demais

Lares pequenos demandam móveis multifuncionais e compactos. Antes de comprar um móvel para sua casa, meça com cuidado todo o espaço disponível nos ambientes. Se sentir necessidade, tire as medidas dos móveis que você deseja adquirir e simule o espaço que eles ocuparão no seu cômodo com a ajuda da fita crepe para analisar se a circulação ficará agradável.

Decorar com um tapete pequeno demais

O tamanho ideal do tapete é uma dúvida recorrente entre grande parte das pessoas que estão começando a decorar a casa. O tamanho vai variar conforme for  sua metragem, mas é recomendável que ele seja grande suficiente para ficar embaixo de todos os móveis do ambiente, como sofás e mesas laterais. Ou pelo menos que entre até 30 cm embaixo do sofá.

Pendurar um quadro muito em cima

Se você tem um mix de quadros na parede, é natural que eles ocupem a parte superior dela saindo do seu campo de visão. Mas quadros solitários e de tamanho reduzido precisam ser instalados na altura do olhar para que deixem o ambiente harmônico e visualmente confortável. Aproveite para relembrar algumas dicas que demos aqui!

Espalhar coleções pela casa

Se você coleciona algum objeto, agrupe-o em algum cantinho da casa. Coleções ficam melhor expostas agrupadas, do contrário perdem a identidade de coleção e viram enfeites comuns – ou, dependendo do item colecionado, dão cara de bagunça aos espaços.

Comprar móveis ou acessórios de uma só vez

A gente sabe, a ansiedade é grande, mas vale a pena segurá-la quando o objetivo é criar uma casa com a sua cara, do jeito que você sempre sonhou. Sem contar que você tem grandes chances de montar uma composição onde todos os elementos combinam demais entre si e fiquem com cara de loja — e não com a sua casa. E você não quer isso, certo?

Investir em estofados com a estampa da moda

Não vale a pena investir em grandes peças da moda se elas não combinam genuinamente com seu estilo e gostos pessoais. Isso porque elas vão cansar com facilidade e terão que ser trocadas. Aposte em itens mais duradouros, economize e tenha uma casa feliz!

Quais outros erros comuns você conhece ou já cometeu? Compartilhe com a gente!

Última atualização: 14 de abril de 2022.

Sair da versão mobile