Minha casa, Minha cara

Dicas para decoração de Kitnet

Qualquer espaço pequeno é um desafio, uma kitnet em especial é desafio enorme!. Seja para decorar e não parecer que as coisas estão entulhadas… Seja para fazer caber tudo que você acha necessário ali dentro e não esbarrar. Enfim, a lista é grande. Mas espaços pequenos também possuem vantagens. São mais práticos para fazer mudanças dentro do ambiente, pois não é necessário andar muito com os móveis, a limpeza tende a ser rápida e ajudam a exercitar a criatividade de qualquer um!

A kitnet também possui todas as vantagens e desvantagens de um espaço compacto. Contudo, também proporciona um desafio maior ainda para decoração, uma vez que possui ambientes integrados, com poucas divisórias. Geralmente, a kitnet é uma opção para aqueles que procuram um lugar com um custo mais baixo – ou por estarem à procura de um espaço pequeno mesmo. 

Via: Pinterest

Como decorar?

E uma das primeiras opções que podem ser pensadas para a decoração de uma kitnet, são móveis planejados. Essa é uma ótima saída pra quem tem um orçamento maior, que já os móveis são feitos sob medida para o espaço. Já, se o orçamento é baixo, procure móveis que caibam dentro da dinâmica do ambiente. Dê preferência para os móveis multiuso, que agregam mais de uma função, otimizando assim o espaço, como as camas com gavetas.  

Kitnet sem divisórias

E se a kitnet não tiver nenhuma divisória, pense primeiro onde irá colocar a cama. É a partir dela que você vai delimitar o espaço dos demais móveis e ambientes da casa. Por isso, tente deixá-la próxima a janelas, e longe da porta de entrada.

Use e abuse dos pallets e caixotes

Móveis como pallets e caixotes também têm baixo custo. E com um pouco de criatividade, deixam qualquer ambiente despojado. Podem virar estantes, mesas, camas (!) e até servirem de divisória. Além de caixotes para divisórias, outras peças da mobília podem ajudar a delimitar espaços. A cabeceira da cama, cortina, estantes, biombos e tapetes – peças vazadas são uma boa para dividir os espaços, porque permitem que a luz transite por toda casa.

Qual cor pintar?

Se você tem a opção de pintar a sua kitnet, opte sempre por cores claras, em especial o branco, que ajuda a dar profundidade ao ambiente. Deixe as cores vibrantes para pequenos objetos da decoração, até mesmo para não cansar muito a vista. E tente não deixar móveis tampando a entrada de luz. Uma vez que é a luminosidade que ajudará a deixar o ambiente mais agradável.

Verticalize sempre!

Faça bom uso do espaço vertical também. Tenha prateleiras, nichos, armários e ganchos em algumas paredes para ajudar na organização. 

Via: Pinterest

Quadros bonitos e plantas também podem fazer parte da decoração, ajudando a deixar a kitnet mais a sua cara, mas é preciso tomar cuidado para não deixar sobrecarregado o ambiente. 

Via: Pinterest

E, procure sempre pensar no ambiente como um todo – mesmo que você queira criar divisórias, tente seguir a mesma linha de decoração para todo o espaço, para não ter erro na hora de combinar os móveis e itens de decoração utilizados.

Sair da versão mobile