Se a costura é o seu trabalho ou hobby, provavelmente você tem um lugar especial em casa reservado para abrigar tudo o que precisa, como: agulhas, fios, máquina de costura, tesoura, tecidos, colas, etc.
O ambiente destinado a abrigar seu ateliê em casa deverá ser alegre, aconchegante, confortável e bem bonito. Acessórios diferentes e fofos são muito bem-vindos neste lugar, onde a criatividade deverá ser sempre estimulada.
Além de um visual cheio de personalidade e agradável, esse espaço da casa deve ser estrategicamente pensado para ser prático e fácil de manter sempre organizado. Se você faz artesanato, mexe com recortes ou costura, sabe como é fácil acumular bagunça nesse lugar. Na hora de escolher os móveis, não deixe de prestar atenção naqueles com bons compartimentos para guardar seus apetrechos.
Caixas organizadoras são praticamente indispensáveis. Nelas, você pode guardar tecidos, papéis especiais, grandes rolos de fio colorido e o que mais você quiser. Na Meu Móvel de Madeira, você encontra a caixa da Linha Extreme, supercolorida e com um ótimo tamanho para guardar o que for necessário:
Por ser bonita, o melhor é deixá-la exposta no seu ateliê. Guarde nela o que você quiser e, depois, coloque-a em cima de prateleiras, empilhadas perto da parede ou em uma estante vazada.
Você também precisará de uma escrivaninha espaçosa para servir de apoio para sua máquina de costura ou de mesa para seus desenhos e recortes. A escrivaninha da Linha Duna, além de bonita, ainda tem gavetas para você guardar tesouras, agulhas e pincéis – ferramentas que precisarão estar sempre ao alcance das mãos:
E, para você poder fazer arte confortavelmente, que tal uma cadeira Lapa colorida?
Para guardar lápis e pincéis, potinhos revestidos com papéis fofos são perfeitos. Se você tiver latinhas de alumínio usadas em casa, dá até para reaproveitá-las cortando uma de suas extremidades:
Um painel para anotar medidas, observações e lembretes, além de bonito é extremamente útil. Escolha o estilo que preferir: quadro-negro, quadro branco ou uma moldura vazia com fiozinhos, para servir de “varal de recados”:
Potes de vidro que antes guardavam maionese, pepinos ou azeitonas servirão para guardar botões e coisas miúdas. Se preferir, rola até fazer etiquetas fofas identificando o que tem em cada potinho.
E por último, aquela ideia simples, mas capaz de fazer toda a diferença: caixinha de plástico com furinhos servindo de organizadora de fitas. Vai dizer? Além de prático, ainda vira um acessório bonito cheio de cores:
E você, que dica daria para quem quer ter um ateliê em casa?