A Paula, leitora do nosso blog, fez um comentário aqui semana passada contando sobre suas dúvidas em relação ao uso do carpete nos dormitórios. E garanto que você mesma já se perguntou algumas vezes quais são as vantagens e desvantagens de ter um carpete em casa, né? Para uns, é convidativo e ótimo para o conforto térmico; para outros, lugar perfeito para o acúmulo de sujeirinhas invisíveis. Para resolver a questão, bora analisar de perto e sacar quais são os dois lados da moeda? =)

(Via)

Os carpetes eram muito usados antigamente em apartamentos de todos os estilos, decorando não só dormitórios, como também salas de estar, salas de TV e etc. Hoje com o carpete de madeira, porcelanato e diversas outras opções, ele tem sido deixado completamente de lado. E a explicação para isso pode vir de vários motivos, como as alergias cada vez mais comuns ou até mesmo a moda, que acaba influenciando o gosto das pessoas.

(Via)

Feito de vários materiais como lã, nylon e polyester ele tem como grande vantagem o conforto térmico e acústico. Nada vai te deixar tão quentinha no inverno quanto sair da cama e colocar os pés descalços em um carpete fofinho. Fora que ele é “anti-tombos”: com várias cerdas, o carpete faz com que você não escorregue e transforma qualquer acidente em uma queda muito menos perigosa graças ao acolchoado do piso.

(Elle Decor)

Além disso, ele é à prova de barulhos, coisa que um piso de madeira não é. O impacto dos sapatos em um piso de carpete é completamente absorvido, assim como outros ruídos da casa que não ecoam por ele. Um baita conforto acústico para a casa inteira:

(Via)

Por outro lado, ele é bem mais difícil de limpar do que um porcelanato ou um piso de madeira, onde um pano úmido já é suficiente para deixar tudo ok. Apesar dos vendedores afirmarem que ele é prático na hora da limpeza, tanto para varrer quanto para aspirar e passar pano, ele dificilmente vai ter a mesma praticidade de um carpete de madeira. Fora que em um ambiente quente e úmido, é fácil fácil de juntar mofo, mau cheiro e sujeira.

(Via)

Outro ponto negativo é que ele fica marcado com o peso dos móveis. Isso quer dizer que, se um dia você mudar de ideia e resolver migrar móveis daqui pra lá, vai ter que lidar com uns amassados no carpete. Uma desvantagem bem grande pra gente, que ama mudar a decor, né não?

(Via)

É verdade que algumas de suas desvantagens podem ser contornadas com a escolha de carpetes com cerdas menores para não marcar tanto e de cores mais claras, para não deixar as sujeiras tão visíveis. Mas no final das contas, o que manda mesmo é o nosso gosto pessoal, né não? Se você gosta e se compromete a cuidar da manutenção do seu carpete direitinho, tem mais é que ir fundo na ideia da casa dos sonhos. Se você é contra, tapetes em um piso de madeira podem oferecer o mesmo conforto térmico que um carpete.

(Eu Amo Vintage)

Enfim, cabe a cada um decidir o que for melhor para sua própria decor. =) E você: é contra ou a favor do tão polêmico carpete?

19 Comentários

  1. Já tive carpete durante longos anos. Realmente as informações acima estão corretas. Com relação as vantagens e desvantagens. (as desvantagens são piores) Particularmente, não usarei mais.

  2. Nossa, apesar de saber como é gostoso um ambiente acarpetado, nem me passa pela cabeça colocar carpete na casa, pois minha filha tem bronquite e eu rinite, ou seja, nem tapetes eu tenho em casa. Mas que é aconchegante, isso é.

  3. Pingback: Decoração de salas! Eu adoro!!! « Papel de Parede para Decoração – Blog LaVinci

  4. Janaina Mendes em

    Carpete… só no escritório! Muito bom um ambiente silencioso e aconchegante pra ajudar na concentração. Mas em casa, nem pensar. Além das alergias, não tenho tempo de cuidar como deve ser.

  5. Tive carpete durante anos, troquei o piso da casa toda por madeira, realmente muito prático e higienico! Carpete nunca mais!!

  6. Carpete nos traz duas alegrias: uma no dia que colocamos e outra no dia em que tiramos. Estou tirando do meu quarto, vou por piso laminado, varreu passou um pano umido está limpo. O carpete por mais que se cuide, acaba virando um foco de acaros, mofo e encardindo. Sem contar a manutenção, dificil, trabalhosa, e cara!

  7. Olaa todos, vi mtas opinioes aqui EQUIVOCADAS sobre o uso de carpetes.
    1- Ao contrario do q se pensa, ele nao prpvoca alergias, pelo contrario nos Estados Unidos ele e indicado p quartos de criancas com asma e rinites alergicas, vez q as particulas de poeira ficam retidos ne lee e nao no ar, tornando o ar mais puro. Os outros pisos, como laminado, porcelanatao nao retem a poeira, e a mesma fica no ar, ai sim respiramos poeira.
    2- Os carpetes hj em dia sao mto resistentes, se for cuidado ele dura por anos bonito dura mais q pisos de madeira ou porcelanato q arranham facilmente.
    3- Para criancas, alem do mencionado no item 1, e o revestimento perfeito para amortecer quedas, e crianca gosta de ficar descalco, com carpete isso nao e problema.
    4- Para limpar basta um aspirador de po 2 vezes por semana e pronto nem precisa de pano molhado.
    E claro q algins cuidados como derrubar comida ou chegar da rua num dia de chuva c pe cheio de lama, devem ser evitados.

    Minha casa e toda em carpete, com excecao de cozinha e banheiro e estou satisfeito, o carpete foi colocado ha 5 anos e esta novo como tivesse sido colocado hj. Nada melhor q acordar e colocar os pes bum chao quentinho e macio ou sair do banho com pe molhado sem deixar o chao todo molhado ou manchado p tras, pu pegar um almof add ao, jogar no chao e deitar nele p ver tv.

  8. Plá , estou querendo colocar carpete nos dormitórios, mas estou com muita dúvida. Temo a sujeira e o trabalho, mas gostaria muito de por o pé no conforto do carpete. No inverno não tem preço.

  9. Ola, Gostaria de saber do Rafael que postou uma mensagem em 14/08/13 que tipo de carpete ele usou na casa dele. Obrigado, Nestor Ferraz.

  10. Tenho vontade de ter um no meu quarto, já tenho um tapete muito confortável, mas em vistos das desvantagens nem compensa…

Deixe seu comentário ;)