Minha casa, Minha cara

A escolha das cores na decoração não é a parte mais fácil na hora de reformar a casa. Afinal de contas, temos opções atraentes de sobra para colorir paredes, móveis e acessórios decorativos – sem contar que a mesma cor tem suas diversas variações. O azul, por exemplo, pode ter a tonalidade pastel, o tom moderno do azul Klein, a versatilidade irresistível do turquesa e muitos, muitos outros.

azul1

Antes de optar por uma cor específica, é interessante buscar inspirações e analisar quais sensações ela é capaz de imprimir no seu espaço. O azul é uma cor fria, famosa por transmitir sentimentos como a tranquilidade, confiança, paz e pureza. Por carregar esta atmosfera, é muito comum encontrá-lo decorando a parede de lavabos e quartos, ambientes onde o clima sereno e silencioso é extremamente importante.

nuvem_

azul5

Mas a versatilidade dele vai muito além. Tonalidades mais vibrantes do azul têm bastante energia e trazem modernidade. As versões mais profundas, como o próprio “Violeta Inspirado” escolhido pela Coral no Colour Futures como a cor do ano, pode deixar qualquer cantinho da casa mais elegante e contemporâneo.

decoracao+sala+azul

Como combinar? O azul entra em plena harmonia com suas cores complementares ou análogas. As complementares, como o laranja, vermelho e o amarelo, dão maior contraste a composição. O resultado é um ambiente bastante equilibrado: as cores quentes quebram a frieza do azul, dando mais alegria e vitalidade, um resultado ótimo para ambientes de grande interação como a sala de jantar e sala de estar.

decoracao+sala+azul+verde+turquesa-cafofo-fino-e1362407148833

A combinação com as cores análogas como o verde, o roxo ou o lilás são difíceis de errar. Deixam o ambiente suave, tranquilo e aconchegante, ótimo para o quarto, lavabos, cantinho de leitura, home offices…

ohdeedooh

Se preferir, use o azul como destaque em uma decoração neutra. Invista em um tom mais chamativo, como o azul Klein ou o turquesa para trazer vida e alegria para estes espaços onde o branco, o marrom, o bege e o cinza imperam. Nestes casos, o azul vai brilhar sozinho, virando o centro da atenção na decoração.

decoração-turquesa-6

E aí, ficou com vontade de decorar a casa com o azul? Então inspire-se nesta seleção com lindos móveis da Meu Móvel de Madeira!

azul

1) Cama Tootsie | 2) Cadeira Bailarina | 3) Revisteiro Leg | 4) Cadeira Arcus | 5) Cavalete Libro

Fonte das imagens: 1 2 3

5 Comentários

  1. Pingback: Cor azul | Dicas da Elba

  2. Silvia Helena Camargo em

    O azul, dá um toque celestial no ambiente. Deixa tudo mais leve, suave. Eu amo essa cor!!!

  3. Lúcia Helena munhoz em

    adorei o quarto com aquela poltrona azul. as listras coloridas.gostaria do meu quarto daquele geito