Pintar uma parede com tinta de quadro-negro é uma iniciativa que demanda um pouquinho de coragem e bastante criatividade. Apesar de ter certas limitações, o resultado final fica lindo, original e muito fofo. É preciso ter bom-senso na hora de pintar a parede com a tinta: um cômodo inteiro com paredes de quadro-negro fica escuro e sem graça. É preciso escolher lugares específicos, que combinem com tal mudança.

Os lugares mais comuns de se usar o quadro-negro na decoração é na parede da cozinha, no quarto de crianças ou adolescentes, escritórios e salas. A ideia é pintar uma única parede e abusar da imaginação: o resultado é uma decoração mutante, desenhos e frases diferentes que mudam conforme a vontade de cada um.

Nas cozinhas, ela fica simplesmente linda! A parede de quadro-negro dá um toque sutil de modernidade. Também é ótima para anotar lista de compras e receitas deliciosas. Muito legal!

Crianças adoram rabiscar tudo o que encontram pela frente! Que tal pintar uma parede do quarto delas para que elas possam fazer “arte” à vontade?

Em escritórios, além de poder servir de tela para as frases prediletas, que tal anotar recados ou montar um minicalendário? Útil, bonito e agradável.

No filme “500 Dias com Ela”, o arquiteto Tom tem sua parede do quarto pintada de quadro-negro. Perfeita para suas inspirações profissionais e pessoais:

O diferencial dessa tinta é que ela é de esmalte sintético, o que faz com que ela seja superfácil de limpar. Para quem é maníaco por limpeza, é preciso deixar a caixinha com o giz sempre bem guardada e organizada. Já imaginou se alguém pisa em cima de um giz e sai espalhando pegadas pela sua casa? Um pesadelo só. Fora isso, deixar um paninho sempre perto já é suficiente para limpar alguns resíduos do pó que caíram no chão no momento de escrever na lousa. Nada muito desesperador!

E aí, ficou com vontade de trazer a lousa pra casa?

Compartilhe:
Facebook
Pinterest
Twitter
Google+
http://minhacasaminhacara.com.br/traga-o-quadro-negro-para-dentro-de-casa/">
SHARE

164 Comentários

  1. Pingback: Tweets that mention Traga o quadro-negro para dentro de casa! | Minha casa, minha cara -- Topsy.com

  2. Olá Elaine e Fernanda!
    Que bom que gostaram da ideia, meninas. É uma coisa bem legal e fácil de fazer, não é? Dá vontade de experimentar em casa! =)
    Essa tinta pode ser encontrada em qualquer loja que venda tintas da Suvinil ou da Coral. Caso não encontrar, também dá para usar o acrílico ou o esmalte sintético com acabamento fosco.

    Obrigada pela participação! Continuem visitando o blog, beijos!

  3. Oi, Gente

    já procurei em casas de tintas.
    Se chama Tinta Lousa e não é caro. Um pote pequeno sai por uns R$ 14,00.

    Beijos

  4. analice oliveira em

    Achei bem interessante, mas eu vi uma tinta tambem preta mas com imã, achei muito boa pois podemos colocar recados, fotos…etc. preso na parede com imã, gostaria se possivel saber onde posso encontrar esse tipo de tinta, com imã.

    obrigada

  5. Oi Analice, tudo certo?
    Essa tinta de ímã pode ser encontrada em qualquer loja de tintas. Existe a da Suvinil, que é a Suvinil Magic Prime.
    Também tem uma da Lukscolor, que é a Primer Luksmagnetic. Esta da Luks deverá ser aplicada sob a tinta da parede 😉

    Se alguém conhecer mais alguma, fiquem à vontade para sugerir!

    Obrigada pela participação, =)

  6. Oi, quero pintar a parede da minha churrasqueira com esta tinta, mas está dificil de encontrá-la, é necessário alisar a parede antes?
    Obrigada

  7. Oi, Marina!
    A tinta de quadro-negro pode ser encontrada em qualquer loja que vende tintas… E o procedimento para aplicá-la na sua parede, é o mesmo procedimento da tinta convencional.
    É preciso deixar a superfície com acabamento e sem imperfeições!

    Obrigada pela participação!
    Beijos

  8. estou com uma duvida, e necessario passar alguma massa para a parede ficar mais lisa ou pode passar a tinta no reboco normal?

  9. Olá Patty!

    O passo a passo para a aplicação de tinta de quadro negro é a mesma da tinta normal! Isso quer dizer que sim, para uma parede lisinha e livre de imperfeições, o ideal é aplicá-la em cima de massa corrida.

    Obrigada pela participação, querida, volte sempre! =)

  10. Achei uma idéia muito divertida! Vou tentar fazer na brinquedoteca do nosso condomínio…obrigada pelas dicas!

  11. Olá Martins!
    Pesquisando na Internet eu vi que é possível, sim, usar as duas juntas. A tinta ímã fica por baixo e a verde/preta de quadro nego vai por cima.
    Mas lembre-se que nem todo tipo de ímã “gruda” na tinta imantada. Existem alguns especiais 😉

    Que bom que gostou do blog, venha sempre :)

    Beijos e espero ter ajudado!

  12. Obrigado, MMM, estou numa reforma no apartamento e antes de sair o lixo da obra vou colocar em prática essas dicas num cantinho. Obrigado.

  13. oi meu nome e Sindy tenho 9 anos e quero tirar todo o rosa do meu quarto pois não gosto mais de rosa! eu quero uma parede com a tinta lousa mais o problema e o meu guarda-roupas e a minha cama são BEJE e eu gostaria de uma opinião se vai ficar feio ou não!

  14. oi sou a sindy e eu queria saber se o esmalte sintético pode ser de qualquer marca? pois tem uns que são bem mais baratos do que da coral e da suvinil. ESPERO UMA RESPOSTA!

  15. Eu nunca vi testes com as outras marcas, então não posso te responder com propriedade. =/
    Mas a princípio, se a tinta for igual, independe a marca. Teoricamente, é para ela funcionar direitinho sim!

    Obrigada pela visita!!

    Beijos

  16. Pingback: Como posso reaproveitar uma régua de lambri? | Sturm und Drang!

  17. fernanda keli silva de olievira em

    Gostaria de saber se tenho que passa massa corrida na porta, antes de passar a tinta lousa. Um grande beijo e ADOREIIIII a dica

  18. Eu fiquei super afim de fazer uma parede -lousa na minha sala…mas é preciso preparar a parede antes com massa corrida…uma vez que já haja massa corrida na mesma?

  19. Sidneya, se a parede estiver bem lisinha mesmo não é preciso. A massa corrida é só pra deixar tudo lisinho pro quadro, tá?
    um beijão!

  20. Boa tarde, gostaria de fazer uma parede de quadro negro na minha cozinha (pequena parte da parede). Só que a parede e revestida de cerâmica lisa branca. Como faço para aplicar a tinta lousa? Obrigada

  21. Olá, Carolina, tudo bem? Infelizmente a cerâmica não aceita esse tipo de tinta. Recomendamos que você tente cosneguir o efeito com película adesiva fosca – que tal?
    Um beijo!

  22. Vi uma ideia incrível de transformar a mesa em quadro. Minha dúvida é se essa tinta resiste tão bem quanto as outras a panos molhados, liquidos e alimentos caindo sobre ela…

  23. Oi Cláudia,
    gostamos muito da ideia da mesa que se transforma em quadro =)
    Quanto a resistência da tinta para esse meio, o ideal é consultar um especialista em uma loja de tintas, eles devem saber qual o melhor tipo para essa finalidade, sem que haja risco de não funcionar.
    Beijos do Timme!

  24. Pingback: Quadro negro na parede da sua casa

  25. Olá, adorei a ideia do quadro-negro
    bem vim aqui pra perguntar também
    se da pra colocar o quadro-negro na
    porta do guarda-roupa ??
    Beeijos&Abraços
    Ameeeeeeei mesmo a ideia e o site

  26. Oi gostaria de pintar uma mesa de metal (aquelas de bar) que tenho em casa c essa tinta…será q pega no metal?

  27. Oi Andrea! Para pintar metal, tem que ser o esmalte sintético. A Esmalte Sintético Coralit Fosco na cor verde escolar da Coral, é a tinta mais indicada para metais.
    Vai com fé que pega sim!
    Beijoca

  28. oi, adorei o blog. Queria saber se nesta ” tinta lousa” daria para usar outra coisa, como por exemplo caneta, para escrever ao inves de apenas giz. beijos

  29. Ajudou sim, principalmente pelo fato de que nao posso usar giz por ser alergica. Acho melhor usar esse contact. Por um acaso voce saberia me dizer se eu o encontraria em qualquer papelaria?
    Beijinhos

  30. Ola, qual a tinta mais indicada para madeira?
    Ela limpa bem com o apagador normal? Quero fazer um quadro na sala para as minhas criancas.

  31. luciana cristina annes ferraz em

    gostaria de saber como faço para pintar uma parede da cozinha de revestimento ceramico , com a tinta para lousa existe outro jeito sem tirar os revestimentos já colocado na parede?

  32. A tinta mais indicada para madeira é a esmalte a base de água, Elisandra! Limpa bem sim, mas se ficar esbranquiçada com o tempo, um paninho úmido com detergente resolve.
    Beijinhos

  33. Adorei, vou mostrar a ideia para minha filha(13 anos), se ela gostar vou fazer no quarto dela… ela sempre teve no quarto um pequeno quadro-negro, acho que vai gostar e vai ser ótimo para o meu bebê (10 meses) que logo vai estar riscando paredes.

  34. Crislei & Rone em

    Que tipo de ima que serve para a tinta suvinil magic prime? E depois que colocar a tinta para lousa ela ja esta pronta?

Deixe seu comentário ;)