Minha casa, Minha cara

As paredes da nossa casa fazem, evidentemente, parte da decoração como um todo e, muitas vezes, tornam-se o centro das atenções em uma composição. Tendências mudam o tempo todo, mas a ideia de deixar alguma de nossas paredes em destaque jamais saem de moda.

Os tijolos aparentes, inúmeras vezes utilizados nas partes externas do lar como a churrasqueira ou até mesmo a casa por inteiro, têm aparecido bastante nas paredes internas, transformando o ambiente em um lugar muito mais gostoso e aconchegante. Característica forte do estilo rústico, os tijolos agora são usados com cuidado e muito bom gosto, sem deixar o ambiente pesado e com cara de feito às pressas. Sua cor e textura trazem uma aparência completamente nova para a decoração, além de proporcionarem um conforto térmico e acústico melhor.

Para fazer o mesmo na sua casa, você precisa avaliar se o tijolo por trás de sua parede está em bom estado ou se é necessário colocar placas de revestimento por cima, que imitam o tijolo normal. Muitas vezes, os tijolos que amparam sua parede por muito tempo estão com a coloração prejudicada e muito sujos. Se esse for o caso, é mais interessante colocar em prática a outra alternativa das placas de cerâmica, que alcançam basicamente o mesmo resultado.

Caso seus tijolos estejam em bom estado, você precisa de algumas dicas e cuidados especiais. Para fazer com que eles não soltem o famoso pozinho, caso comum em tijolo de demolição, o truque é dar um acabamento com um selador… Isso já resolve o problema por completo.

Depois dessas dicas, invista neles! Na parede da lareira, no banheiro, no quarto… Não há restrições para o uso desses maravilhosos tijolinhos!

40 Comentários

  1. Oi Vanna! Em lojas grandes de construção você encontra. Tem Leroy Merlin na sua cidade? Lá eu já encontrei algumas placas que imitam tijolo.
    Beijocas

  2. Puxa!! Faz tempo que vejo esses tijolos nos programas de reforma americanos e não via a hora de chegar aqui e fazer também, mas já busquei e busquei na internet e não acho pra comprar. Talvez não esteja fazendo a busca pelos nomes corretos. Alguém pode me ajudar onde (ou como) comprar? Obrigada.

  3. Oi Margareth! Tanto faz, na verdade. Vai muito de preferência, tanto o fosco ou com brilho ficam bonitos. O brilhoso é mais prático para limpar e mais bonito para as áreas internas. (:
    Os tons que você deseja também são ótimas, bem neutras. Combinam com tudo!!!
    Beijocas

  4. Margareth Mattes em

    Ola adorei este blog.
    Gostaria de uma opinião.
    Tenho na sala uma parede de tijolinho á vista maciço natural. e outras paredes claras.
    estou para torcar o piso,e quero por porcelanato , porem minha grande dúvida é se deve ser fosco ou com brilho. estou pensando em tons marfim ou bege ,poderia me ajudar? obrigado

  5. Heloisa, o silicone já deveria ter dado jeito neste pozinho. Também não sabemos o que aconteceu :( mas aconselhamos procurar algum especialista no assunto para te ajudar!
    Beijinhos e boa sorte!

  6. Ola, adorei! vou fazer uma parede de tijolos parecida com a da primeira foto e queria saber que tipo de selante se usa… e como faz para os fios da TV ficarem escondidos. Obrigada,
    Simone.

  7. Olá Gostaria de uma dica de como fazer a textura nos tijolinhos para ficar igual a figura n,5 e 6. Tenho na minha casa uma parede no jardim de inverno que acabei de colocar tijolinhos e gostaria de deixa-los com aspecto envelhecido, mas não sei como fazer..Pode me ajudar?

  8. Estou com o problema do tal pozinho nos tijolos de demolição de minha obra, recém construída. Usei, conforme orientação do pintor, silicone para manter a aparência rústica e agora não sei o que faço para evitar que tenha pó. Poderei usar o selador depois de ter usado o silicone?

  9. Olá, Leonardo, tudo bem?! Infelizmente, não conhecemos pedreiros para te indicar. Mas esperamos que você tenha gostado das sugestões e inspirações que trouxemos =)
    Boa sorte na sua obra! Abraços =)

  10. Leonardo Cropanizzo em

    Boa noite, quero fazer uma parede de tijolinho em minha sala, com junta seca. Vocês podem me indicar um pedreiro que saiba realizar este serviço?

  11. Adorei tudo!!!!Tudo muito lindo e aconchegante!!!Gostaria de saber como vc fez com os fios da tv para que eles não fiquem aparecendo.A sala ondea tv está fixada é de tijolo ,né?não é revestimento!

  12. Adorei tudo!!!!Tudo muito lindo e aconchegante!!!Gosstaria de saber como vc fez com os fios da tv para que eles não fiquem aparecendo.A sala ondea tv estpa fixada é de tijolo ,né?não é revestimento!

  13. Boa noite

    alem de ser junta seca, como faco para obter o resultado do tijolo aparente do shorrow da cozinha della nno de 2011

    me ajudem
    grata

  14. Olá meninas! Muito obrigada pelos comentários fofíssimos! É muito bom saber que vocês estão gostando do que a gente publica por aqui.
    Continuem nos visitando sempre! =)

    Beijos

  15. Estou justamente fazendo uma parede de tijolinhos na cozinha e na sala. Faz tempo que estava com esta idéia e com as idéias aprrsentadas viajei…. Parabéns!

  16. Pingback: Tweets that mention Tijolinhos aparentes! | Minha casa, minha cara -- Topsy.com