Minha casa, Minha cara

Gabo

Por: Gabo

Tendências de Nova York

No mês de maio, nosso tiMMMe da Meu Móvel de Madeira participou da NYCxDesign, um grande evento de design na cidade de Nova York que envolve diversas feiras, exposições e atividades. Confira algumas das principais tendências apresentadas lá nesse post e saiba um pouco mais sobre a principal dessas tendências nesse outro post aqui.

Feltro

Uma das novidades que mais me surpreendeu lá em Nova York foi o uso do feltro com diversas funcionalidades. Esse tecido macio e aconchegante apareceu como revestimento de sofás e cadeiras, objetos de decoração e até mesmo nas luminárias de mesa Corner Office da Pablo.

mesa Corner Office da Pablo
mesa Corner Office da Pablo

Cores suaves

A palheta de cores similar utilizada nos objetos e decorações foi uma das tendências mais frequentes entre os designers e fabricantes de móveis presentes em Nova York. A seleção de cores suaves e levemente esmaecidas aparece tanto em bancos para o quintal da Kettal quanto nas luminárias da Color Cord e em papéis de parede.

“Muted colors”, como eram chamadas são tonalidades de cor que mesclam tons de cinza e tornam os tecidos, as madeiras e os ambientes mais agradáveis e suaves ao olhar. Nada de ser igual a todo mundo. Expressar a sua identidade na decoração é “o novo preto” e essas cores suaves ajudam a fazer isso sem tornar os espaços da sua casa pesados e enjoativos.

Kettal
Color Cord

Orgânico

Em cidades grandes como Nova York, São Paulo e tantas outras, o contato com a natureza é cada vez mais limitado e o design chegou para combater a cultura do desperdício e da artificialidade.

Texturas e estampas com inspirações orgânicas são a linguagem adotada pela francesa Ressource levam a natureza para as paredes da casa, enquanto os espelhos do designer chinês Lu Xu trazem o reflexo dos rios para dentro de casa.

Lu Xu
Ressource

Os terrários e as luminárias do estúdio neozelandês Richard Clarkson, por sua vez, ilustram perfeitamente essa tendência pela valorização da natureza. Nas palavras de Sam, designer do grupo “Partimos de uma forma orgânica e buscamos uma geometria simples ou partimos de uma geometria simples e buscamos uma forma orgânica.”

Luminárias
Terrários

Minimalismo

As curvas suaves, linhas simples e formas sofisticadas dos móveis da Bernhardt Design ilustram bem como o minimalismo tem ganho força no design. Substituindo a cultura dos excessos e a artificialidade, a preferência pelas cores mais claras, por móveis multifuncionais e a aproximação das formas geométricas é a principal tendência da decoração e do mobiliário. É o Minimalismo que chegou para ficar e descomplicar nossas vidas. Conheça mais sobre essa tendência no segundo post dessa série nesse link.

Bernhardt Design
Bernhardt Design
Sobre o autor:
"Em que cidade você está agora?" é uma das perguntas que o Gabo mais ouve. Nômade de profissão, formado em engenharia civil e arquitetura, com mestrado nessa última, nosso analista de inteligência curte ler histórias em quadrinhos, assistir filmes de aventura e estudar sobre os milhões de usos da madeira no nosso dia a dia.

Comentários não estão permitidos.